Ao Vivo

30 de janeiro de 2011

5 Discos: Rock e tradição



O pop e o rock são idiomas facilmente maleáveis. é basicamente por isso que eles estão aí desde os anos 50 sem darem sinais de ir embora. Ao mesmo tempo essa onipresença não deixou de relegar inúmeros gêneros, estilos e formas musicais das mais diferentes eras e lugares. Hoje o 5 Discos fala então de grupos que misturaram o pop com formas tradicionais de música (ou vice-versa). Escolhemos grupo que olharam para o próprio umbigo. Ou seja aqueles que foram atrás de suas origens ou das músicas que ouviam em casa para cruzá-las com o pop. Mais para frente poderemos fazer um com artistas de rock que "abriram seus horizontes" e descobriram novos e instigantes sons em outras partes do mundo (Paul Simon, Peter Gabriel, David Byrne e Ry Cooder por exemplo).

Liege & Lief - Fairport Convention - 1969 - Desconhecido no Brasil, esse grupo surgiu no fim dos anos 60 com a ambição de fazer por suas raízes inglesas o mesmo que Bob Dylan fez em relação aos EUA. Ou seja, trazer as formas mais ancestrais e tradicionais da música e apresentá-las sob um novo e atual contexto. O auge da banda se deu nos anos de 1968 e 1969 especialmente com esse disco onde o grupo foi atrás de canções centenárias (Reynardine remonta ao século XIX por exemplo) e criou outras no mesmo espírito. o resultado é um disco de rara e estranha beleza. Esse foi o último álbum deles a contar com a presença de Sandy Denny que é mais conhecida pela participação em The Battle Of Evermore do Led Zepellin. O grande guitarrista Richard Thompson também abandonou o grupo pouco depois e fez belos discos solo ou ao lado de sua esposa Linda.


The Best of Los Lobos: Wolf Tracks - Los Lobos - Esse ótimo grupo já está na estrada há mais de 35 anos fazendo a melhor mistura de rock, r'n'b e blues com música tradicional mexicana que já se viu. Oriundos de Los Angeles, seus membros são filhos de imigrantes mexicanos que resolveram misturar as canções tradicionais que seus pais ouviam em casa com o pop e rock que ouviam nas ruas. Eles chamaram a atenção da crítica com seu disco de estreia How Will the Wolf Survive? de 1984 e atingiram o grande público três anos depois ao fazerem a trilha sonora do filme "La Bamba" que contava a vida do primeiro rockstar chicano, Richie Valens. Ainda que nunca mais tenham vendido tanto, a banda se manteve unida e com público cativo. Essa coletânea resume a carreira do grupo que fez do recente "Tin Can Trust" um dos grandes álbuns de 2010.

Rum Sodomy & the Lash - The Pogues - 1985 - Numa época em que o pop passava por sua fase mais plástica esse combo surgiu com a missão de devolver o espírito farreiro ao rock com sua mistura explosiva de punk com a música folclórica da Irlanda. Após um disco de estreia que funcionou como ensaio do que viria a seguir, eles lançaram sua grande obra-prima. Rum Sodomy & the Lash foi produzido por Elvis Costello e junta canções próprias com adaptações do cancioneiro irlandês. Todas "embelezadas" pelo vocal bêbado do líder Shane mcGowan (dono dos piores dentes de toda história do rock e além). Seus excessos diga-se custaram a longevidade da banda. Ele ainda conseguiu fazer mais um grande disco (If i Should Fall From Grace With God). Mas seu comportamento errático cobrou um preço grande para a saúde a dele e a dos Pogues.

Aman Iman - Tinariwen - 2007 - Se você viu a abertura da última Copa do Mundo talvez se lembre desse grupo de Tuaregues (os nômades que habitam a área do Saara) que se tornaram um dos maiores nomes no circuito da World Music, e não só, com o seu blues do deserto. O som da banda é para dizer o mínimo, hipnótico, com levadas de guitarra e os cantos em árabe fazendo a cama para uma música que soa moderna e milenar ao mesmo tempo. Ouvir o Tinariwen mostra de forma até didática como a música pode deixar sua vila, viajar pelo mundo e voltar de forma transformada. Afinal o que temos aqui é um grupo africano, tocando a sua música filtrada pelo blues e rock dos Estados Unidos, que, não custa lembrar, têm suas origens exatamente nos cânticos escravos africanos. Aman Iman é um daqueles discos que realmente podem abrir muitos horizontes.

Selvagem? - Os Paralamas do Sucesso - 1986 - Nos anos 80 o nosso pop estava por demais baseado no rock inglês e americano. Daí a importância desse disco que fez o jovem brasileiro começar a se reacostumar (ou mesmo travar conhecimento) com a nossa música e também com o reggae e a música africana. Aqui o grupo trocou as influências do Police pelas de Gilberto Gil e as letras outrora pessoais de Herbert Vianna passaram a tratar de temas sociais sem perder o humor. Apesar da ruptura o disco vendeu muito e fez o povo todo cantar Alagados, Melô do Marinheiro e ainda mostrou para muita gente que - graças à regravação de Você - Tim Maia era bem mais que aquele cantor brega que a gente via no programa do Chacrinha. Fundamentalmente foi Selvagem? que permitiu o surgimento da geração 90 do nosso rock, marcada pela fusão do pop com sons regionais.


Fonte: Site Vagalume

29 de janeiro de 2011

Shakira chega a marca de 1 bilhão de views no "Youtube"


A cantora colombiana Shakira alcançou mais um grande feito na sua carreira. Ela conseguiu neste último dia 25 a incrível marca de 1 bilhão de acessos no maior site de videos online do mundo, o Youtube.Assim que soube da notícia, Shakira emitiu a seguinte declaração: "Muito obrigada por essa notícia magnífica. Um bilhão de views! Incrível! Estou muito feliz por saber disso. Um bilhão de visualizações ao redor do mundo é um número inimaginável e muito mais do que poderia sonhar!"

A autora de She Wolf e loca está ao lado de Lady Gaga e Justin Bieber como os únicos artistas que conseguiram esta marca até o momento.Esta é a segunda conquista de Shakira nesta semana. Ela levou as categorias de Artista Feminina Internacional do Ano e Canção Internacional do Ano pela sua Waka Waka (This Time For Africa), na última edição da premiação francesa NRJ.

Fonte : Site Vagalume

28 de janeiro de 2011

Lady Gaga e Elton John poderão fazer dueto para filme inédito da Disney


Uma parceria que pode ser considerada sinônimo de sucesso deve ser lançada neste ano. Lady Gaga e Elton John estariam juntando forças para um inédito dueto para um filme da Disney.

"Gnomeo & Juliet" é o título da nova animação do estúdio, que chegará aos cinemas no ano que vem. De acordo com a revista Entertainment Weekly, o nome da música seria "Hello, Hello".


Vida de Elton John vai virar filme


A vida de Elton John irá ganhar as telas de cinema. O cantor falou que o roteiro está sendo preparado por Lee Hall responsável pelo sucesso Billy Elliot. Mas não esperem uma cine-biografia quadradinha. A ideia é que o filme seja um delírio os moldes de Moulin Rouge, até porque "eu tive uma vida pra lá de surreal envolvendo desde a compra de um time de futebol até Deus lá sabe o quê" como ele disse em entrevista para a BBC2.

A volta de Elton John pela terceira vez ao Brasil foi anunciada ontem. O lendário popstar dividirá a noite com as mais novatas Rihanna, Katy Perry e Cláudia Leitte na noite pop do quarto Rock in Rio.


Fonte : Site Vagalume

27 de janeiro de 2011

Novidades no Rock in Rio


O Site Oficial do Rock in Rio, confirmou ontem mais 3 presenças Internacionais Rihanna, Elton John e Katy Perry .

Elton John fará sua apresentação no dia 23, a sua última passagem pelo Brasil foi em 2009.
Outras presenças ilustres já estão confirmadas como: Coldplay, Red Hot, Metallica, Claúdia Leitte, Skank entre outros.


26 de janeiro de 2011

Especial de A-Ha !

O especial dessa semana fica por conta da Banda norueguesa A-Ha grande fenômeno da década de 80 com grandes sucessos como "Take on Me", “You are the one” e “Summer Moved On”... entre diversos outros sucessos.

Você vai curti aqui no blog uma hora de sucessos da banda A-Ha, começa apartir das 10 Hrs. da manha, com seleção feita por Adelson Castor contando com os maiores sucessos da banda.

Nesse domingo (30) ...Especial de A-Ha aqui no blog !

Vai tocar no Blog !


Todo Domingo vamos reviver os tempos da Jovem Guarda aqui no blog...A programação começa a parti das 16:00 Hrs.
Venha você também reviver os sucessos dos "Tempos da Brilhantina".

Imperdivel ...Apresentação,coordenação e seleção musical feita por Gilson Andrade.

Cartas de John Lennon Serão Publicadas

Os fãs de John Lennon poderão ler uma coletânea de cartas do ídolo reunidas em um único livro. Yoko Ono vendeu os direitos de publicação de mais de 150 cartas escritas pelo ex-Beatle.

A editora lançará um livro com o material em outubro de 2012, mês em que "Love Me Do", primeiro single dos Beatles, comemora 50 anos de lançamento. Não se sabeao certo o quanto a editora pagou pelos direitos, mas especula-se que o valor fique entre US$ 800 mil e US$ 1,5 milhão.


25 de janeiro de 2011

David Guetta faz parceria com U2



Continuando as grandes parcerias de sucesso David Guetta está se preparando para mais uma super colaboração: a produção do próximo álbum do U2.

O DJ / produtor francês que possui vários hits ao lado de nomes como Rihanna, Black Eyed Peas e Akon, e que recentemente revelou ser um grande admirados do Dj Holandês Tiesto, teve o convite do próprio Bono para trabalhar no novo disco da banda.
"Eu me encontrei com Bono e fiquei bastante entusiasmado e honrado pela proposta que ele me fez para produzir algumas faixas para o novo disco do U2" disse Guetta à Mtv, que garantiu não ter problema nenhum em adaptar seu estilo de música aos da banda irlandesa.
David Guetta revelou ainda que já tem algumas ideias em mente e que apesar da música eletrônica ser seu nicho principal, ele ama música de uma forma geral.

O maestro soberano da Música Popular Brasileira


Hoje, Tom faria aniversário (1927-1994), O imortal da música de Antonio Carlos Jobim nascido no bairro da Tijuca, mas criado em Ipanema.

A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas.

Pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e resolveu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental, onde trabalhou com Sávio Silveira.

Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. Datam dessa época as primeiras composições, sendo a primeira gravada "Incerteza", uma parceria com Newton Mendonça, na voz de Mauricy Moura.

Tom foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: "Garota de Ipanema". Nos anos de 1962 e 1963 a quantidade de "clássicos" produzidos por Tom é impressionante: "Samba do Avião", "Só Danço Samba" (com Vinícius), "Ela é Carioca" (com Vinícius), "O Morro Não Tem Vez", "Inútil Paisagem" (com Aloysio), "Vivo Sonhando".

Nos Estados Unidos gravou discos (o primeiro individual foi The Composer of Desafinado, Plays, de 1965), participou de espetáculos e fundou sua própria editora, a Corcovado Music.

Em 1987, lançou Passarim, obra de um compositor já consagrado, além da faixa-título, Gabriela, Luiza, Chansong, Borzeguim e Anos Dourados (com Chico Buarque) são os destaques. Em 1992 foi enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Seu último álbum, Antônio Brasileiro, foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte, em dezembro, de parada cardíaca, quando estava se recuperando de um câncer de bexiga no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque.



23 de janeiro de 2011

Tributo "Saudade somente Saudade"


Agora você pode ter em casa algumas das melhores canções selecionadas por Adelson Castor e com a incrível narração do inesquecível locutor J.Castor.
Este cd está a venda por R$ 10,00 reais. Contato : (81) 8544-1608 ou entre em contato pelo Blog através de um comentário nessa postagem.

Você não vai se arrepender desta compra ...

Música que chegou pra ficar ...


A música “Need You Now” da banda country americana Lady Antebellum chegou pra ficar nas paradas…Ela vem sendo trilha sonora de casais de novelas e de reality show , como nós nunca deixamos nossos leitores desinformados vamos falar um pouco da história da banda.

História : O grupo é composto por Charles Kelley (vocal principal e de apoio), Dave Haywood (vocal de apoio, guitarra, piano e bandolim) e Hillary Scott (vocal principal e de apoio). Lady Antebellum foi premiado "New Artist of the Year" (Novo Artista do Ano) em 2008 pela Country Music Association e "Top New Duo or Group" (Melhor Nova Dupla ou Grupo) em 2009 pela Academy of Country Music. Eles também foram nomeados em duas categorias no Grammy Awards na 51º edição da premiação e mais duas na edição seguinte; dessas indicações, receberam o prêmio de "Best Country Performance by Duo or Group with Vocals" (Melhor Performance Country por Dupla ou Grupo com Vocais) por "I Run to You". Em novembro de 2009, o grupo recebeu os prêmios "Single of the Year" (Single do Ano) por "I Run to You" e "Vocal Group of the Year" (Grupo Vocal do Ano) da Country Music Association.




20 de janeiro de 2011

Revista faz lista com discos mais sombrios já lançados!


O NME fez uma lista com os cinquenta discos mais sombrios já lançados. Na relação estão discos de diversas épocas e estilos. O primeiro lugar ficou com The Holy Bible o manifesto niilista lançado em 1994 pelos Manic Street Preachers e o último a contar com Richey Edwards que desapareceu pouco depois do lançamento para nunca mais ser visto.

O segundo lugar ficou com Let it Come Down do viajandão Spiritualized. A lista inclui banda mais recentes como Interpol e Glasvegas, nomes mais antigos como o de Billie Holyday e lembra artistas clássicos como Johnny Cash, Morrissey, Lou Reed e Joy Division

O top 10 do NME é o seguinte:
1 -
The Holy Bible - Manic Street Preachers
2 -
Let it Come Down - Spiritualized
3 -
In Utero - Nirvana
4 -
Meat is Murder - The Smiths
5 -
Desert Shore - Nico
6 -
Pornography - The Cure
7 -
Pink Moon - Nick Drake
8 -
I am a Bird Now - Antony and the Johnsons
9 -
The Man Comes Around - Johnny Cash
10 -
808s & Heartbreak - Kanye West

18 de janeiro de 2011

O primeiro disco de Roberto Carlos pode ser relançado!


A três meses de completar 70 anos, o cantor Roberto Carlos já avalia a possibilidade de reeditar o único álbum de sua carreira que nunca permitiu que fosse relançado: "Louco por Você", de 1961, o primeiro de sua carreira. Raridade, um original em vinil desse álbum, caso seja encontrado, pode alcançar preço de até R$ 8,5 mil no site Mercado Livre (é um dos mais raros nos sebos, ao lado de "Coisas", de Moacir Santos).

Para os mais esperançosos, o cantor, que sempre relutou em permitir seu relançamento, já pensa em rever sua posição. "Olha, às vezes eu penso nisso. O problema do 'Louco por Você' é que, vamos dizer, a qualidade de som do disco... Não sei se a gente pode fazer com que ela melhore o suficiente para competir no mercado com o som que a gente tem hoje. Antigamente era muito precária a forma de gravação. Essa é a minha preocupação", disse o cantor ao jornal O Estado de S. Paulo na segunda-feira.

O disco possui 12 faixas, entre elas "Louco por Você" (versão de "Careful Careful", feita por Carlos Imperial), composições originais de Imperial (como "Chorei", "Ser Bem" e "Não é por mim"), e versões, como "Mr. Sandman" (canção de Pat Ballard lançada em 1954) e "Cry me a River", de Arthur Hamilton. É o único dos discos do Rei que não traz sua imagem na capa, mas a de um jovem casal segurando uma flor.

“Playbutton” Você sabe o que é isso?


Já imaginou sair por aí com o seu disco favorito pregado na camisa? Uma empresa norte-americana desenvolveu um álbum digital do tamanho de um broche. Trata-se do Playbutton, uma espécie de broche-álbum.

O Playbutton possui um cartão de memória com capacidade de 256MB e não é possível fazer download ou apagar o conteúdo para reutilizar o dispositivo. O preço sugerido é de US$ 15,00 algo em torno de R$ 25,00.

O dispositivo pretende resgatar aquela vontade de ter discos físicos, a muito substituídos pelo MP3. Oito lançamentos estão previstos a partir de fevereiro de 2011.

Os artistas que serviram de cobaias são pouco conhecidos. Um deles é a banda Novaiorquina Javelin, que tem contrato com o selo Luaka Bop, de David Byrne.