Ao Vivo

30 de setembro de 2014

Figurinista da Broadway produz looks para Gisele Bündchen e Claudia Leitte


O croqui de um dos figurinos para Claudia Leitte (Foto: Divulgação)
 
Dá até para perder a conta de quantos figurinos das superproduções da Broadway William Ivey Long desenhou e executou - 58 até agora. Dessas produções, recebeu 14 indicações aos Tony Awards, o Oscar da categoria, ganhando seis delas (por Nine, Crazy for You, The Producers, Hairspray, Grey Gardens e Cinderella). Atualmente, ele preside o conselho do American Theatre Wing. Recentemente, Ivey esteve no Brasil para fazer a prova de roupa de Gisele Bündchen e Claudia Leitte para a nova campanha da SKY, com um megacenário circense. Ainda no currículo, trabalhos com Mick Jagger, Siegfried e Roy, as Pointer Sisters, Joan Rivers, e para os coreógrafos Paul Taylor, Twyla Tharp, Peter Martins, David Parsons e Susan Stroman.
A coluna bateu um papo com Ivey. Confira:
Qual o maior desafio para um figurinista de grandes produções?
Trabalhar em grande escala, porque tenho que manter o meu olhar no quadro geral do palco. Ao escolher tecidos e cores tenho que prestar atenção em todos os pequenos detalhes, sem perder o foco de como tudo vai ficar em frente ao cenário e sob as luzes do palco. Também trabalho em colaboração com os diretores, designers cênicos e iluminadores para ajudar a alcançar uma aparência coesa.
Como foi o processo criativo à distância para a produção brasileira?
O produtor de figurino e o diretor do comercial me enviaram o storyboard (espécie de roteiro em quadrinhos) para me ajudar. Então enviei imagens que encontrei para sustentar as ideias e conversamos muito através do telefone para fazer os esboços preliminares. O tema foi o circo, mas o objetivo era fazer uma versão moderna de um circo vintage. Para isso, pesquisei imagens dos palhaços de Federico Fellini e as cores e looks do filme Moulin Rouge, de Baz Luhrmann, e fiz três conjuntos de esboços em uma semana para garantir que os projetos fossem exatamente perfeitos para a filmagem.
Teve contato com Gisele e Claudia?
Tenho tido a sorte em minha carreira por trabalhar com celebridades. Nunca tinha trabalhado com nenhuma das duas antes disso, mas já ouvi muito falar. Como o planejamento para este projeto foi rápido, não as conheci até chegar ao Brasil para encaixá-las nos trajes. Encontrei-as num momento extremamente profissional e espero ter a oportunidade de trabalhar com as duis novamente. Foi um verdadeiro prazer. Estou extremamente orgulhoso da maneira como os figurinos ficaram e ansioso para ver o comercial acabado.
O que conhece do Brasil?
O que mais gosto é o povo. Todo mundo que conheci que vive ou é do seu país são extremamente aconchegantes e agradáveis. As pessoas fazem você se sentir como fossem amigos de infância e são muito atraentes. A paisagem do Brasil também é inigualável em qualquer lugar do mundo. Estou ansioso para voltar mais vezes para explorar a vasta diversidade de seu belo país. Outra coisa que amo sobre o Brasil é a forma como o país tem notícias. Sou fanático por história e todos os tipos de notícias que saem sobre o país. Vocês têm mais jornais do que em qualquer lugar do mundo, o que me deixou muito feliz.
Você conhece algum figurinsista brasileiro?
Conheço o diretor e produtor Jorge Takla, que conheci através de um amigo em comum, em Nova York. Nós tentamos trabalhar juntos ao longo dos anos, mas o projeto certo ainda não surgiu. Estou ansioso para trabalhar com ele e quem sabe num futuro bem próximo já que  o mercado de entretenimento no Brasil continua a crescer.
Qual seu próximo projeto para a Broadway ou cinema?
Atualmente estou trabalhando em The Little Dancer, que estreia dia 25, no Kennedy Center, em Washington, e também num revival de um musical sobre o século XX, The Merry Widow, estrelado por Kristen Chenoweth, que irá abrir em Broadway na próxima primavera, assim como uma peça chamada The Belle of Amherst estrelado por Joely Richardson, que estreia em duas semanas.
Wlliam Ivey Long - figurinista top da Broadway desenha para brasileiras (Foto: Divulgação)
Claudia Leitte - cantora posa para nova campanha da SKY (Foto: João França)

Nenhum comentário:

Postar um comentário