Ao Vivo

28 de fevereiro de 2014

Tendências do PT querem que partido lance candidatura própria ao Estado


Do JC Online

 / Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Reunidas na sede estadual do partido na manhã desta sexta-feira (28), oito tendências que formam o Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco divulgaram uma nota oficial em que defendem que a legenda deve lançar candidatura própria ao governo do Estado. No documento, os grupos Democracia Socialista; Alternativa Socialista e Democrática; Esquerda Marxista; O Trabalho; Coletivo Esporte e Lazer; Coletivo Quilombo; Novos Rumos e PT de Lutas e Massas afirmam que a base partidária deseja um nome do PT para brigar na sucessão de Eduardo Campos.

"Estamos convencidos de que, em Pernambuco, o melhor caminho para ajudar a reeleiger a companheira Dilma  e para trazer o PT de volta para a sua militância é atravpes da construção coletiva de uma candidatura própria", destaca o texto.
Leia abaixo a íntegra da carta:

*EM DEFESA DE UMA CANDIDATURA PRÓPRIA DO PT AO GOVERNO DE PERNAMBUCO*

Estamos convencidos de que, em Pernambuco, o melhor caminho para ajudar a reeleger a companheira Dilma, para que ela faça as mudanças que o povo espera que ela faça, passa por trazer o PT de volta para a sua militância, através da construção coletiva de uma candidatura própria em 2014. Uma candidatura que defenda as bandeiras históricas do PT, que unifique o partido em torno delas para que o PT volte a agir como o PT agia.

Por esta razão, sintonizados com o sentimento amplamente majoritário na base do PT que vem do PED, quando todos os candidatos a presidente estadual do PT defenderam a candidatura própria, enquanto tendências internas do PT e dirigentes partidários, submetemos esta proposta de tática eleitoral à discussão interna do Partido, ao mesmo tempo em que apresentamos os nomes de alguns dirigentes petistas, como Oscar Paes Barreto, Prazeres Barros, Edmilson Menezes, Osmar Ricardo, Faustão e Zé Oliveira, que desde já estão se colocando à disposição do PT para a tarefa de encabeçar uma chapa majoritária para a disputa pelo Governo do Estado. Outros nomes que se disponham para essa tarefa serão igualmente bem vindos.


Assinam as tendências:

*DEMOCRACIA SOCIALISTA*

*ALTERNATIVA SOCIALISTA E DEMOCRÁTICA*

*ESQUERDA MARXISTA*

*CORRENTE O TRABALHO *

*COLETIVO ESPORTE E LAZER*

*COLETIVO QUILOMBO*

*NOVOS RUMOS PE*

*PRAZERES BARROS - Secretaria Nacional de Cultura*

*RENATO CARVALHO - Coordenador do Setorial Agrário*

*ELEONORA PEREIRA - Coordenadora do Setorial de Direitos Humanos*

"Afastado" pela comissão de arbitragem, Gleydson admite erro nas duas penalidades

Presidente da comissão estadual de arbitragem, Erich Bandeira, revelou que árbitro confessou os erros que prejudicaram o Sport no clássico com o Náutico

Daniel Leal - Diario de Pernambuco

O árbitro do polêmico clássico entre Náutico x Sport, Gleydson Leite, admitiu que errou nos dois lances que geraram tantas reclamações por parte dos rubro-negros. De acordo com o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf), Erich Bandeira, Leite estaria bastante "envergonhado" pelos erros e por não ter assinalado os dois pênaltis a favor do Leão. Agora, o juiz passará por um "processo de aprimoramento" e será reavaliado para saber se poderá voltar ou não a apitar jogos.

Ao ver vídeo do jogo, árbitro admitiu os erros no clássico (Ricardo Fernandes/DP/D.A Press )
Ao ver vídeo do jogo, árbitro admitiu os erros no clássico
"Fisicamente, ele estava bem, não deixava nada a desejar. Chegamos a conclusão que as duas bolas foram pênaltis. Temos que analisar tecnicamente, sem emoção. Ele estava bem colocado, mas no primeiro lance acha que o atleta do Sport dribla e cai sozinho, simulando a falta. E, no segundo, achou que Neto Baiano tinha valorizado demais o lance ao ter caído", detalhou Bandeira.

O presidente da Ceaf esteve com Gleydon Leite nesta manhã de sexta-feira, quando conversou com o árbitro. "Vendo os lances, ele mesmo confessou, sem dicutir que errou. É um árbitro que vinha fazendo um excelente pernambucano e Copa do Nordeste. Estava ascensão. Infelizmente, aconteceu", lamentou.

Não é afastado

Erich Bandeira fez questão de ressaltar, porém, que Gleydon não está "afastado" do quadro de arbitragem. Ele entende que esse não é o tipo de punição correta. "Ele não está afastado do campeonato por tempo indeterminado, nem por dez rodadas, nem nada disso. Afastar por afastar não vai adiantar. Vamos pegar esse profissional e ele vai passar por processo aprimoramento. E a volta dele vai depender de uma avaliação após esse processo", explicou.

Um dia após clarear os cabelos, Anitta aparece morena no "Encontro"

Do UOL, no Rio
  • TV Globo/Encontro com Fátima
    28.fev.2014 - Anitta posa com Fátima Bernardes nos bastidores do "Encontro" 28.fev.2014 - Anitta posa com Fátima Bernardes nos bastidores do "Encontro"
Um dia após aparecer loira no Carnaval de Salvador, Anitta marcou presença no programa "Encontro com Fátima Bernardes", na manhã desta sexta-feira, 28, com os cabelos escuros. A cantora não voltou a cor anterior,  o programa foi gravado antes da mudança, o que deixou alguns internautas confusos, já que costuma ser ao vivo.
A cantora Anitta deixou as madeixas morena de lado e investiu em um loiro intenso. De acordo com ela, a transformação superou suas expectativas.
"É a primeira vez que apareço em público loira. Gosto de radicalizar esse é meu lema", disse ela, nesta quinta-feira no camarote Cerveja e Cia, de Ivete Sangalo.

Anitta contou ainda que já teve o cabelo nas cores vermelha e, na adolescência, arriscou em um loiro que deu errado. "Ficou terrível porque tingi sem saber na época", disse aos risos.
A ação foi realizada pelo marketing  de uma marca de tintura. Xuxa já passou pela mesma transformação da marca.

Cena surpreendente

  Ladrão consola vítima com beijo após assaltar loja no Rio Divulgação/Use Mussum

Ladrão beija vítima após assaltar loja de cabelos no Rio

Flagrado em imagens de câmera de segurança, o assaltante usa um revólver para obrigara a funcionária da loja a entregar os cabelos vendidos na lona no Rio de Janeiro. Antes de sair, o criminoso percebe o nervosismo da funcionária e a beija no rosto antes de dar tapinhas no ombro da vítima em sinal de consolo. A reportagem foi exibida no SBT Brasil.

"Estou numa semana sensível. Sem sexo ainda por cima", desabafa Franciele

Do UOL, no Rio
Escolhida pelo anjo Valter, para cumprir o castigo do monstro junto com Diego, Franciele começa a se vestir de zumbi, figurino que ela ficará até domingo (2).
Enquanto se preparava, a sister desabafou com os colegas de confinamento.
"Estou numa semana sensível. Sem sexo ainda por cima", disse.
Um pouco antes, a gaúcha chorou por não ter conquistado a prova do anjo e ter que cumprir a prenda do monstro e disse: "Não tô conseguindo fazer nada certo esta semana".

Não gosta de Carnaval? Em Garanhuns tem o Festival de Jazz

 

Jazz é o som de Garanhuns

Ed Motta, George Israel e uma homenagem à Dominguinhos estão na programação do evento


Do JC Online

A banda Blues Etílicos, que há muito não se apresenta no nordeste, está entre os shows mais aguardados do festival / Foto: Renata Duarte

A banda Blues Etílicos, que há muito não se apresenta no nordeste, está entre os shows mais aguardados do festival

Foto: Renata Duarte

Garanhuns, no Agreste do Estado, colocou há tempos na agenda nacional o seu Festival de Inverno (FIG), com artistas de peso passando pelo palco da festa. Agora, ano após ano, a cidade interiorana também vem tornando sua diferenciada programação de Carnaval em destino obrigatório para quem não é chegado ao frege. Ou até é, mas também gosta de aproveitar o feriado de outras maneiras. A 7ª edição do Garanhuns Jazz Festival, que começa neste sábado (1°), apresenta ao seu público um variado leque de atrações. 
E já no primeiro dia, o evento presta uma homenagem ao garanhuense Dominguinhos, num show liderado por Liv Moraes, sua filha, e que conta com participações de Josildo Sá, João Neto, Projeto Batuque e participação especial de Marcos Cabral. Para fechar a noite, a cantora Izzy Gordon, sobrinha de Dolores Duran, que se apresenta com o cantor Ed Motta – sobrinho de Tim Maia.
A grande atração do domingo é a participação de Nasi, que recentemente anunciou sua volta para a banda Ira!, que lhe consagrou. Antes de começar a turnê do grupo, o músico apresenta em Garanhuns seu projeto paralelo, Nasi e os irmãos do Blues
A segunda-feira recebe os cariocas da Blues Etílicos, um dos maiores nomes do blues nacional – o álbum San Ho Zay, lançado por eles em 1990, é o trabalho do gênero mais vendido do País. O grupo, que há tempos não toca no Nordeste, vem à região para se apresentar exclusivamente no festival. 
O destaque da terça, último dia do evento, é o show de George Israel, que também se apresentou no ano passado. O músico da banda Kid Abelha vai tocar com Leo Israel, seu filho, e o guitarrista argentino Victor Biglione, numa apresentação com repertório formado por clássicos do rock nacional, além de muito jazz, blues e fusion.

 

Carnaval 2014

Interior do Estado também tem vasta programação carnavalesca

Pesqueira, Bezerros e Triunfo são algumas das cidades do interior que recebem grandes shows


Do JC Online

 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

O interior de Pernambuco também terá uma vasta programação cultural durante os dias de Carnaval. Em Afogados da Ingazeira, por exemplo, os tabaqueiros – brincantes que vestem macacão, usam máscaras de papel machê e sustentam chocalhos nas roupas – desfilam a partir de hoje, às 19h, no Polo Rio Branco, evocando tradições locais. O Carnaval de Afogados ainda contará com os polos Frevo e Tradição, por onde circularão diversos blocos carnavalescos.
No município de Pesqueira haverá apresentações de bandas mais conhecidas. No Polo Central, o pagode toma conta na segunda-feira com shows da banda Art Popular e Sem Compromisso. No dia seguinte, sobem ao palco Maestro Forró, Banda Leva, entre outras atrações. Fundo de Quintal e Marrom Brasileiro se apresentam no domingo, no mesmo polo.
Em Bezerros, ocupada pelos papangus no domingo, acontecerão shows bastante esperados na capital, como o de Alceu Valença, Fafá de Belém e do Maestro Spok. 
Quem abre o Carnaval de Bezerros é Alceu, no QG do Frevo, às 23h. No mesmo polo, na Terça Gorda, haverá apresentação de Fafá de Belém e Fundo de Quintal. No Polo Cultural, a Spok Frevo Orquestra toca às 14h, depois da Orquestra Oficina Agreste Frevo e antes da Orquestra Capital do Frevo.
O Carnaval dos Caretas de Triunfo não fica para trás em termos de programação nos dias de Momo. Na tarde do domingo, o Maestro Madureira se apresentará no pátio de eventos, onde também tocam o guitarrista Toni Garrido, às 16h, e a sambista Gerlane Lops, às 18h.

Beber ajuda na hora do sexo? Confira o que é mito ou verdade sobre álcool

Ana Sachs
Do UOL, em São Paulo

Conheça alguns mitos e verdades sobre bebidas alcoólicas

Beber melhora o desempenho sexual. MITO: o álcool é um depressor do sistema nervoso central, o que deixa a pessoa mais desinibida em um momento inicial e pode favorecer o encontro sexual. Se o consumo for excessivo, no entanto, o efeito pode ser contrário e a excitação dará lugar à sonolência. "A inibição do sistema nervoso central pode bloquear o orgasmo e o desejo", diz o ginecologista e obstetra Pedro Paulo Bastos Filho, professor da Faculdade de Tecnologia e Ciência da Bahia (FTC). No homem pode, inclusive, dificultar a ereção. "O álcool em excesso prejudica a circulação e a parte neurológica do indivíduo, podendo levá-lo a falhar na hora "H" ou a ter um desempenho insatisfatório", afirma também o urologista Valter Javaroni, membro do departamento de sexualidade humana da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O uso prolongado e constante prejudica homens e mulheres. "A testosterona, o estrogênio e a progesterona são metabolizados no fígado. E para metabolizar a bebida, o fígado produz maior quantidade de uma enzima que é a mesma que causa a destruição dos desses hormônios sexuais", explica Bastos Filho Leia mais Thinkstock/Arte UOL
Para muita gente, Carnaval é sinônimo de bebedeira e paquera. Mas nem sempre as duas coisas são compatíveis. O álcool é um depressor do sistema nervoso central, por isso deixa a pessoa mais desinibida em um momento inicial. Mas, se o consumo for excessivo, o efeito pode ser contrário e a excitação dá lugar à sonolência, prejudicando o desempenho sexual.

"O álcool em excesso prejudica a circulação e a parte neurológica do indivíduo, podendo levá-lo a falhar na hora 'H' ou a ter um desempenho insatisfatório", explica o urologista Valter Javaroni, membro do departamento de sexualidade humana da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

A bebida alcoólica é um assunto sério e merece atenção, em especial nesta época do ano, em que as pessoas costumam extrapolar nas doses por dias seguidos e, muitas vezes, pegar a estrada na sequência. No ano passado, sete pessoas morreram nas estradas federais do país no feriado de Carnaval por conta do excesso de bebida. Além disso, outras mortes, por falta de atenção (32 casos), ultrapassagem indevida (25) e velocidade incompatível (16) também podem ter tido relação com a ingestão de álcool.

As bebidas alcoólicas, quando ingeridas em grandes quantidades, causam alterações no cérebro que levam à perda do senso de organização, falta de coordenação dos movimentos, perturbação completa do sistema nervoso, motor e cognitivo. "A pessoa embriagada não consegue reagir no devido tempo aos estímulos do dia a dia, tem dificuldade para dirigir, realizar tarefas e trabalhar", diz o neurologista José Mauro Braz de Lima, coordenador do programa de saúde de problemas com álcool e drogas da Cruz Vermelha brasileira e membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Mesmo em doses bem pequenas, o álcool já é capaz de prejudicar o bom senso de uma pessoa e influenciar no autocontrole. "Uma mera dose já representa um risco, que varia de pessoa para pessoa. A bebida deixa o indivíduo mais desinibido e relaxado, e também sem limites e sem noção do perigo", destaca Lima. Por isso, se beber, não dirija.

O excesso de bebida prejudica, ainda, a memória. O álcool é um depressor das células nervosas e, em doses altas, pode provocar perturbação no nível de consciência do indivíduo, gerando dificuldade no armazenamento de informações e deficit da capacidade de apreender dados naquele momento. Portanto, aquele amigo que exagera na bebida e depois diz que não lembra o que aconteceu provavelmente está falando a verdade.

Veja mitos e verdades sobre a ressaca

Beber pouco evita a ressaca. MITO: beber pouco não é uma garantia para prevenir a ressaca. "Depende da tolerância ao álcool de cada um", afirma Paula Volpe, gastrocirurgiã do hospital 9 de Julho Leia mais Zanone Friassat/Folhapress
Bebedor social

Há muitas pessoas que bebem apenas nos fins de semana, e acham que desta forma estão livres dos males do álcool. Isso depende, no entanto, da quantidade que a pessoa ingere. "Bebedor social é aquele que bebe apenas em festas, e não todos os fins de semana. Há muita confusão sobre esse termo. Eu já tive paciente que dizia que só bebia aos sábados, mas somente neste dia ele ingeria 12 litros de cerveja", conta o cardiologista Nabil Ghorayeb, presidente do Departamento de Exercícios e Reabilitação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Apesar de ter um grau menor de álcool, a cerveja pode ser tão ou mais nociva para o organismo do que outras bebidas, se consumida em doses altas. "É a quantidade ingerida que será nociva. Por isso, é importante que se conheça a graduação alcoólica das bebidas. Por exemplo, as cervejas têm, em média, 6% de álcool, os vinhos, em torno de 12%, o uísque, o conhaque e algumas cachaças, em torno de 39%; porém há cachaças em que a graduação alcoólica chega a 50%", ensina o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro, membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

O excesso de bebida, mesmo que em apenas um dia por semana, já é bastante nocivo e pode acarretar doenças a longo prazo. "Há uma intoxicação cardiológica e do fígado por conta de todo esse álcool ingerido de uma só vez. E leva-se alguns dias para o organismo se recuperar", explica.

Entre os males causados pelo álcool estão as doenças hepáticas, do sistema nervoso periférico e central, do pâncreas, do fígado e do estômago. "Ela não tem uma ação apenas localizada. O fígado poucas vezes se manifesta, só quando está com bastante lesão. Quando a pessoa sente ânsia, não é o fígado que está ruim, é o estômago", explica Ghorayeb. "Ele leva, em 100% dos casos, a problemas neurológicos e psiquiátricos, perda cognitiva, dificuldade de raciocínio, esquecimento, distúrbios de comportamento, desorientação e falha de memória", completa Lima.

Sempre que for beber, é importante se alimentar antes, pois a ingestão de alimentos retarda, temporariamente, o esvaziamento gástrico. "Como a absorção do álcool se dá principalmente no intestino, beber com o estômago cheio realmente retarda os efeitos do álcool", diz Ribeiro.

Outro ponto importante é tomar líquidos entre as doses, já que o álcool em excesso pode bloquear a ação do hormônio antidiurético, secretado em casos de desidratação do organismo.

No Carnaval, isso se torna ainda mais importante. "Quem vai pular Carnaval de rua, em salões ou vai assistir aos desfiles das escolas de samba precisa ter condição física de um maratonista. Existe um desgaste do corpo que tem de ser reposto. É preciso se alimentar bem, ingerir líquidos, não ficar só na bebida alcoólica. A cerveja tem pouca quantidade de álcool e muita de água, é mais hidratante. Mas mesmo assim tem de tomar água junto. Se suou bastante tem que repor esse líquido perdido. Um isotônico é uma boa alternativa", aponta o cardiologista.

Álcool vetado

É importante lembrar que algumas pessoas não devem beber, ainda que a tentação do Carnaval fale alto. "Quem tem doença pancreática ou neurológica e toma remédios para tratar esses males deve evitar o consumo em qualquer ocasião, pois o remédio exacerba o efeito do álcool e vice-versa", explica o gastroenterologista Ricardo Barbuti, médico-assistente do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC) e membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

Outro grupo com restrições é o de pessoas com doenças como diabetes, pressão alta e cardiopatias. "O álcool contém açúcar, e isso pode levar o diabético a ingerir a substância em doses elevadas. O hipertenso e o cardiopata podem ter uma piora no quadro causada pela bebida", destaca Ghorayeb.

Se for ingerir álcool, tome apenas pequenas doses e corte alimentos que se transformam em açúcar (para os diabéticos) e aqueles mais pesados, gordurosos e salgados (no caso dos hipertensos ou que têm problemas cardíacos). Esses últimos devem passar longe do tradicional combo de Carnaval: churrasco com cerveja (e outras bebidas). "Se você está com o pneu careca, não vai entrar em uma estrada cheia de pedregulho. Da mesma forma, se quer beber, é preciso equilibrar isso com alimentação e ter limites", frisa o cardiologista.

Para as grávidas, a restrição deve ser total. "Não existe nenhum estudo demonstrando a dose segura de álcool na gravidez", fala o ginecologista e obstetra Pedro Paulo Bastos Filho, professor de obstetrícia da Faculdade de Tecnologia e Ciência da Bahia (FTC) e membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Segundo ele, até as 12 primeiras semanas, a gestação encontra-se no período embriopático, no qual as drogas de um modo geral, incluindo o álcool, podem causar má formação no feto. Após esse período, o risco diminui, mas no futuro o bebê corre risco de desenvolver deficits de inteligência e de atenção, pois a bebida pode destruir seus neurônios.

Ivete Sangalo aposta que 'Lepo Lepo' será hit do Carnaval baiano




Daniela Mercury se derrete por Malu Verçosa - 1 (© Celia Santos)
Por TAYNARA MAGAROTTO, enviada especial do MSN Carnaval
Em 2104, Ivete Sangalo não lançou nenhuma especial para o Carnaval de Salvador. A cantora aposta todas as suas fichas na faixa 'Tempo de Alegria', carro-chefe de seu próximo álbum.
Mesmo com a música estourada em todo país, a morena acredita que o prêmio de hit da folia baiana deve ser entregue aos meninos do Psirico.
“Se for para votar, votem no Lepo Lepo. É a mais executada, sem dúvida. Mas a minha música é fortíssima. É forte em energia e sela a minha vida com os fãs”, disse sobre a canção feita para celebrar seus 20 anos de carreira.
Ivete aproveitou para desmentir os boatos de que estaria incomodada com o sucesso de Valesca Popozuda por conta do funk 'Beijinho no Ombro'. “Ela é concorrente de quê? Ela é super alto astral. Vou cantar a música dela”, prometeu.
Estrela da música nacional, a morena tentou arrumar explicação para o sucesso que faz em todas as classes e aceitação que tem entre o público que geralmente torce o nariz para o axé.
'Não sou perfeita e as pessoas vibram com isso. Sou uma pessoa que se entrega quando está envolvida. Quando estou nos momentos, jamais faço coisas pela metade”, afirmou.

Após críticas por papel secundário, Bianca Rinaldi diz que está muito feliz

Do UOL, no Rio
  • Divulgação/TV Globo
    Atriz vive a médica Sílvia na novela "Em Família" Atriz vive a médica Sílvia na novela "Em Família"
De volta à TV Globo depois de 16 anos afastada da emissora, Bianca Rinaldi tem sofrido com um grupo de defensores fanáticos da Record, onde ela atuou em novelas de 2004 até 2013. Atualmente no ar como a médica Sílvia, de "Em Família", a atriz tem recebido diversas críticas em sua página no Facebook. Entre elas estão a de que daqui a pouco será "chutada" pela Globo e a de que era destaque no SBT e na Record e agora está "apagada".
Incomodada com a enxurrada de comentários maldosos, Bianca resolveu se expressar na rede social e garantiu estar muito feliz com o papel que o autor Manoel Carlos escreveu para ela.
"Farei, como sempre, o meu melhor. Nenhuma casa que eu trabalhei, deixei de ser valorizada e na TV Globo, não é diferente. Lembrem-se que eu comecei aqui, na TV Globo e todos temos o direito de tomar decisões sejam elas qual forem, desde que não prejudique a ninguém", afirmou.
Bianca disse que cada um é responsável por sua felicidade e suas ações. "Por isso, se você não estiver contente comigo ou com a minha decisão de ter ido para a TV Globo, saia da minha página ou pare de ofender a novela, a personagem e a casa que me recebe de braços abertos.
Afinal, quem cuida da minha vida e quem paga as minhas contas sou eu. Obrigada", declarou.
  • Reprodução/Facebook Atriz respondeu às críticas dos fãs no Facebook
Procurada pelo UOL na tarde desta quinta (27), Bianca não quis comentar o assunto. "Já expus minha opinião sobre isso no Facebook. Não queria mais falar", disse a atriz.
Questionada sobre o futuro de Sílvia na trama, ela afirmou não ter muito o que adiantar, já que a novela está com pouca frente de capítulos. "Só posso dizer que a relação da Sílvia com o Felipe [Thiago Mendonça] vai esquentar. Ela quer ajudá-lo e vai ficar em cima dele em relação ao álcool", contou.
Como não está escalada para gravar durante o Carnaval, Bianca contou que vai aproveitar para curtir a folia na Marquês de Sapucaí. No domingo (2), ela irá ao camarote da revista "Quem" e na segunda (3) marcará presença no espaço da Brahma no Sambódromo.
  Pela primeira vez, o "Jornal Nacional" será apresentado por duas mulheres. A novidade vai durar uma única noite, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Nessa noite de sábado, Patrícia Poeta ganhará a companhia de Sandra Annenberg na bancada. A iniciativa faz parte das homenagens da Globo ao Dia Internacional da Mulher e será estendida a outros programas da emissora. O "Jornal Hoje", por exemplo, será apresentado nesse dia por Renata Capucci, e Cris Dias substituirá Tiago Leifert no "Globo Esporte"

 
Rafa Chaves/Divulgação
Rafa Chaves/Divulgação
Rafa Chaves é o novo vocalista do Chiclete com Banana. O grupo divulgou na manhã de ontem, nas redes sociais, que o cantor e guitarrista foi escolhido por “unanimidade, obedecendo o critério de entrosamento, musicalidade, modernidade e por ele ser um fervoroso chicleteiro já há muito tempo”.
Rafa Chaves ocupará o posto que Bell Marques deixará terça-feira, quando se despede da banda, no carnaval de Salvador. O grupo, no entanto, voltou a afirmar: ”Como sempre falamos e queremos reforçar, esse convite não terá caráter de substituição e sim de integração”. O novo vocalista há anos atua na Chiclete como guitarrista.
 

Filhos de casais com mais idade têm mais risco de problemas psiquiátricos

Kerry Sheridan
Em Washington
  • Getty Images
    Antigamente, a preocupação sobre ter filhos mais tarde era dirigida somente às mulheres; hoje, sabe-se que pais mais velhos também podem gerar crianças com maior propensão a certas doenças Antigamente, a preocupação sobre ter filhos mais tarde era dirigida somente às mulheres; hoje, sabe-se que pais mais velhos também podem gerar crianças com maior propensão a certas doenças
Os filhos de pais de mais idade apresentam um risco maior de desenvolver doenças psiquiátricas, autismo, ou transtornos de atenção, de acordo com um amplo estudo sueco-americano publicado nesta quarta-feira (26) nos Estados Unidos.
Comparado com aqueles cujos pais tinham entre 20 e 24 anos na época da concepção, as pessoas com pais de 45 anos ou mais quando nasceram são 25 vezes mais propensas a sofrer transtornos bipolares, revelam as descobertas publicadas na "Jama Psychiatry", periódico da American Medical Association (Associação Médica Americana)
A pesquisa, realizada com mais de dois milhões de pessoas na Suécia, também aponta que os que nasceram de pais mais velhos são 13 vezes mais propensos a ter transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Pai mais velho
O estudo se soma a um crescente corpo de investigações sobre os efeitos negativos de retardar a reprodução nos homens, em uma área que, tradicionalmente, havia-se concentrado nos riscos em relação às mulheres.
"Ficamos chocados com os resultados", afirmou o principal autor da pesquisa, Brian D'Onofrio, professor associado do Departamento de Psicologia e Ciências do Cérebro no College of Arts and Sciences da Univesidade de Indiana, em Bloomington.
"As associações específicas com a idade paterna são muito, muito maiores do que em estudos anteriores", completou D'Onofrio, que colaborou nesse estudo com pesquisadores do Instituto Karolinska, de Estocolmo.
O tamanho da base de dados - que considerou um universo de 2,6 milhões de pessoas - equivale a todas as pessoas nascidas na Suécia entre 1973 e 2001.
O pai mais velho esteve associado a uma maior possibilidade de desenvolver esquizofrenia, a maiores tentativas de suicídio e a problemas de consumo de drogas em seus descendentes, além do maior fracasso escolar, ou menores graus de coeficiente intelectual.
Os filhos de pais de 45 anos, ou mais, também tinham 3,5 vezes mais possibilidade de desenvolver autismo e 2,5 vezes mais possibilidade de comportamento suicida, ou problemas de consumo de drogas do que aqueles, cujos pais tinham 24 anos, ou menos, quando nasceram.
Hoje é comum que mulheres congelem seus óvulos para poder adiar a maternidade com mais segurança, ou antes de serem submetidas a tratamentos como a quimioterapia, que podem afetar a fertilidade Leia mais Leandro Moraes/UOL - Agradecimento: Grupo Huntington Medicina Reprodutiva
Cada vez mais tarde
A probabilidade de ter um ou mais dos problemas relatados aumenta consideravelmente com a idade do pai, o que marca que não há um limite de idade que cause maiores riscos.
Os cientistas também levaram em conta fatores como um maior salário, algo comum nos homens mais velhos e um fator que deveria minimizar a pressão sobre a criança, mas descobriram que as fortes associações se mantinham também nesses casos.
"Os resultados nesse estudo são mais informativos do que qualquer outro anterior", disse D'Onofrio.
"Em primeiro lugar, tivemos a maior amostra para um estudo da idade paterna. Segundo, prevemos muitos problemas acadêmicos e psiquiátricos associados com uma significativa incapacidade", afirmou.
As mulheres sempre sofreram com o fato de que seu fornecimento de óvulos vai diminuindo de forma constante, enquanto que os homens fabricam esperma, mesmo em idades mais avançadas.
Agora, os pesquisadores sabem que as mutações de DNA podem acontecer sempre que o esperma se renova. À medida que o homem envelhece, expõe-se a mais toxinas ambientais que podem levar a mudanças de DNA em seu esperma.
É cada vez mais comum hoje que homens e mulheres tenham filhos depois dos 40 anos.
A idade média das mães de primeira viagem nos Estados Unidos era de 21,5 anos em 1970 e de 25,6 anos em 2011, segundo dados do organismo federal dos Centros para o Controle e Prevenção de Enfermidades. Já os homens tendem a ter três anos a mais em média.

Um post no Instagram de Andressa Urach na tarde desta quinta (27) anunciava gravidez. "Acabei de descobrir: gravidíssima! Muito, muito, muito, muito feliz!", dizia a legenda da vice Miss Bumbum 2013 e ex-participante do reality "A Fazenda", da Record. Minutos depois, Maurício Meirelles, do "CQC", contou em outro post que tudo não passou de uma "brincadeirinha". "Brincadeirinha! Aqui é o @maumeirellesdo CQC e queria saber a popularidade de Andressa Urach! Peguei o celular dela kkkkkkkkkkkkkkkk #", explicou o humorista.

- Fátima Bernardes está mesmo pop! Depois de estrelar seu primeiro comercial (para o qual recebeu cerca de R$ 5 milhões, segundo o jornal Extra), a apresentadora vai estar à frente da apresentação do Carnaval no Rio de Janeiro. "Adoro o Carnaval, a festa e fico encantada com o trabalho feito durante um ano inteiro pelas escolas, uma entrega tão bonita. Pesquiso a fundo, entrevisto os carnavalescos, visito os barracões. E, este ano, terei ao meu lado o Luís Roberto, que é um profissional incrível e está sendo um ótimo parceiro neste momento de apuração", contou Fátima Bernardes.

Daniela Mercury se derrete por Malu Verçosa

Cantora falou que o relacionamento das duas é um "exercício humano interessantíssimo"



FAMOSIDADES
FAMOSIDADES
Por JULIANA LISBOA, enviada especial do MSN Carnaval
Abrindo as portas do Camarote da Rainha pela primeira vez no Carnaval de 2014, na quinta-feira (27), Daniela Mercury fez questão de apontar a esposa, Malu Verçosa, como peça fundamental na organização do novo espaço.
"Pela primeira vez em 19 anos de camarote não fui eu a única pessoa a escolher as fotos, a decoração. Dessa vez tudo teve que passar pelo crivo dela também. E ai de mim se não acatasse!", contou, aos risos, ao MSN Carnaval.
Orgulhosa da esposa, Daniela não poupou a amada de elogios.
"Tenho uma mulher maravilhosa comprometida comigo o tempo todo. No Carnaval ela me trata como diva. E eu adoro!", disse.
No entanto, a artista destacou que o relacionamento também tem seus momentos difíceis.
"Estamos as duas nos cobrando o tempo todo, somos duas check lists", brincou.
"Mas é um investimento. E um exercício humano interessantíssimo", completou.

Naldo grava primeira música gospel com parceria de Thalles Roberto




Rafinha Bastos grava seu primeiro “Agora É Tarde” com Luan Santana - 1 (© Reprodução Instagram)
MAIS: Moranguinho confirma que Naldo seguirá carreira gospel em breve
Por FAMOSIDADES
RIO DE JANEIRO – Após se converter, Naldo Benny mostrou que está, de fato, determinado a seguir o caminho religioso. O artista gravará nesta quinta-feira (27) sua primeira música com o cantor evangélico Thalles Roberto.
Além da gravação em estúdio, os dois também farão um clipe da canção que compuseram juntos. “A letra da música fala de uma mudança de vida, contando a história de um homem que passou a vida no caminho errado e que acaba encontrando o caminho de Deus. É muito mais que uma canção gospel. É uma canção que tem uma mensagem de fé, paz e de Deus”, explicou o empresário de Thalles, Doninha, ao jornal “Extra”.
O convite para trabalharem juntos foi feito pelo próprio Thalles, que começou a escrever a canção quando conheceu o funkeiro. 'Naldo ficou encantando, ajudou a escrever o restante da letra e logo quis gravar. Ele está cada vez mais inclinado para o lado gospel”, revelou Doninha.
Os cantores se conheceram em um show do artista gospel, no Rio, em janeiro. Na última semana, o funkeiro viajou para Minas Gerais e foi apresentado ao pastor Job Roberto, pai de Thalles. Por lá, o companheiro da Mulher Moranguinho recebeu orações e se mostrou bastante tocado pela doutrina religiosa.

Sport revoltado com arbitragem de Gleydson Leite

Jogadores e diretores "soltaram os cachorros" e reclamaram dos dois pênaltis não marcados


Do JC Online

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Os rubro-negros demonstraram irritação com os dois pênaltis não marcados pelo árbitro Gleydson Leite. A insatisfação rendeu acusações por parte da diretoria. Outro ponto, obviamente, foi a confusão entre Neto Baiano e Lisca.
A assessoria de imprensa do Leão tratou de evitar maiores polêmicas depois da partida. Na coletiva, foi avisado que o treinador Eduardo Baptista não falaria sobre o bate-boca após o apito final. Inclusive, o jogador foi vetado das entrevistas. Sobrou para o vice-presidente jurídico leonino, Arnaldo Barros, “soltar os cachorros”.

“Esse juiz é pau mandado. Não é que o Sport reclame de dois pênaltis. Todos no estádio assistiram, inclusive o árbitro, que não marcou porque não quis ou estava orientado para não marcar. Não acredito que foi um erro inocente. Foi coisa de caso pensado. Nosso presidente já previa que algo desse tipo pudesse acontecer, pois contra o Central, outro pênalti tão flagrante como esses, não foi marcado”, criticou Arnaldo Barros.

A insatisfação e as palavras fortes não pararam por aí. “Evidente que vai haver representação na Federação. A arbitragem pernambucana está em xeque”, disse o diretor jurídico rubro-negro, que negou ter coagido a arbitragem no intervalo, como acusou a diretoria alvirrubra. Arnaldo Barros ainda disse que Lisca não era uma “pessoa normal” e disse que “cuidaria” de Neto Baiano. “Um atleta jogando no calor da partida ser provocado, é difícil se conter. Mas vamos mostrar a ele o que é melhor para ele e para o clube.”
Blu-ray de Azul é a cor mais quente é proibido no Brasil

AFP - Agence France-Presse



 (As protagonistas do filme Azul é a cor mais quente, Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux, recebem a Palma de Ouro em 4 de fevereiro de 2014, em Paris. Foto: Eric Feferberg/AFP)

O filme francês Azul é a cor mais quente, ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2013, pode não ser lançado em blu-Ray no Brasil.

De acordo com a distribuidora do filme no Brasil, Imovision, o obstáculo surgiu depois que a Sonopress, empresa contratada para realizar as cópias em blu-ray, recusou o serviço, alegando "problemas de conteúdo".

Polêmico, Azul é a cor mais quente conta a história de amor entre duas jovens mulheres e foi um sucesso de crítica. Dirigido pelo franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, o filme chegou às salas de cinema brasileiras com classificação indicativa de 18 anos - a mais alta do país.

Diante da rejeição da Sonopress em replicar o filme em blu-ray, a Imovision procurou uma segunda empresa, a SONY DADC, que também se recusou a produzir as cópias do filme.

"Realmente não entendo o que aconteceu, quais são as verdadeiras razões destas empresas", afirmou à AFP o francês Jean Thomas Bernardini, presidente da Imovision. Ele vê uma contradição na atitude das produtoras de blu-ray.

"O Brasil é um país livre, o carnaval é prova disso. Para mim, parece uma questão de preconceito, considerou.

Bernardini conta que também encontrou dificuldades para replicar o DVD de Azul é a cor mais quente, que também seria produzido pela Sonopress. A solução encontrada foi procurar uma empresa menor, que aceitou produzir o filme sob a condição de não ter seu nome divulgado na capa.

Em dia de arbitragem polêmica, Náutico vence Sport por 2 a 1 e lidera o Estadual

Atração às avessas do clássico, árbitro Gleydson Leite foi bastante questionado por pênaltis não marcados à favor do Leão

Celso Ishigami - Diario de Pernambuco

Sport conseguiu ser superior após tomar primeiro gol, mas foi surpreendido na etapa final (Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)
Sport conseguiu ser superior após tomar primeiro gol, mas foi surpreendido na etapa final
Como se já não estivesse cercado de polêmica suficiente, o terceiro Clássico dos Clássicos da temporada ficou marcado também pela péssima arbitragem de Gleydson Leite, que deixou de marcar dois pênaltis claros para o Sport. Melhor para o Náutico. O Timbu venceu a segunda partida consecutiva no Pernambucano e assumiu a liderança isolada do Hexagonal Final, consolidando a boa fase. O Leão, por sua vez, começa a viver uma fase bem diferente do início do trabalho de Eduardo Baptista. Depois das cinco vitórias consecutivas, os rubro-negros amargaram a terceira partida sem triunfo.

Inversão de papéis
Com esquemas bem parecidos, o encaixe das duas equipes em campo foi praticamente automático. Mas, apesar das semelhanças, havia diferenças básicas nas duas propostas. Desde os minutos iniciais ficou claro que a estratégia rubro-negra era aguardar o Náutico em seu campo de defesa e
Carmona fez os gols do Timbu (Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)
Carmona fez os gols do Timbu
apostar na velocidade de seus contra-ataques. Este cenário, porém, logo seria alterado. Logo em sua primeira boa investida, o Náutico abriu o placar. Com uma bela enfiada, Marcos Vinícius lançou Pedro Carmona, que ganhou a disputa com Patric e tocou rasteiro no contrapé de Magrão.

A partir daí, os papeis se inverteram. Obrigados a buscar o empate, os rubro-negros passavam mais tempo com a posse da bola, mas tinham muitas dificuldades na criação das jogadas. A primeira boa chance veio somente aos 21 minutos, quando Patric tabelou com Neto Baiano e soltou uma bomba de pé esquerdo, beliscando o travessão de Alessandro. Tendo muito trabalho até para passar pela primeira linha de marcação, o Leão só voltou a assustar aos 42, quando Ewerton Páscoa desperdiçou uma oportunidade dentro da pequena área alvirrubra, logo depois de o árbitro Gleydson Leite deixar de marcar um pênalti sobre Patric.

Segundo tempo
Diante da baixa produtividade do Leão, o técnico Eduardo Baptista voltou do intervalo com duas alterações: Aílton na vaga de Robert Flores e Ananias na de Érico Júnior. As mudanças logo surtiram efeito e o Sport passou a trocar passes com mais tranquilidade na metade alvirrubra do gramado. E em três minutos, a partida estava empatada. Numa boa jogada pelo meio, Renê lançou para Ewerton Páscoa, que contou com a furada de Izaldo para ficar cara a cara com Alessandro e fuzilar na saída do camisa 1 do Timbu.

O Sport seguia melhor em campo e estava mais perto do segundo gol, quando Gleydson Leite cometeu o seu segundo erro grave na partida. Depois de receber bom lançamento de Ananias, Neto Baiano se antecipou à saída de Alessandro, que calçou o atacante rubro-negro. Mal posicionado, o árbitro ignorou o lance e para inflamar ainda mais os ânimios do Leão, o Náutico voltou a ficar em vantagem na jogada seguinte. Numa boa jogada pela esquerda, Paulo Júnior driblou Patric e achou Pedro Carmona livre para marcar seu segundo gol e decretar a segunda vitória dos comandados de Lisca sobre o rival.

Ficha do jogo

Náutico 2
Alessandro; Hélder Maurílio, Luiz Alberto, Flávio e Izaldo; Elicarlos, Dê, Yuri, Pedro Carmona e Marcos Vinícius (Roberson - aos 28’ do 2ºT); Hugo (Paulo Júnior - aos 18’ do 2ºT).
Técnico: Lisca.

Sport 1
Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa (Ronaldo - aos 27’ do 2ºT), Robert Flores (Ailton - intervalo), Érico Júnior (Ananias - intervalo) e Felipe Azevedo; Neto Baiano.
Técnico: Eduardo Baptista.

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Árbitro: Gleydson Ferreira Leite (PE). Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Albino de Andrade Albert Júnior (PE). Gols: Náutico - Pedro Carmona (aos 9’ do 1ºT e aos 26’ do 2ºT); Sport - Ewerton Páscoa (aos 3’ do 2ºT). Cartões amarelos: Náutico - Marcos Vinícius (aos 22’ do 1ºT); Sport - Rodrigo Mancha (aos 23’ do 1ºT), Felipe Azevedo (aos 27’ do 1ºT), Ronaldo (aos 31’ do 2ºT), Renê e Ferron (aos 48min do 2°T). Público: 8784 pessoas. Renda: R$ 192.280,00.
Destaque da partida, Pedro Carmona comemora segundo gol do Náutico  (Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)
Destaque da partida, Pedro Carmona comemora segundo gol do Náutico
 

Grã-Bretanha regulamenta geração de bebês de "três pais"


Técnica usa espermatozoide e óvulos dos pais, além de um óvulo adicional de uma doadora
  • Técnica usa espermatozoide e óvulos dos pais, além de um óvulo adicional de uma doadora
BBC A geração de bebês usando espermatozoides e óvulos de três pessoas será regulamentada na Grã-Bretanha.
A proposta de regras para esse tipo de reprodução - que usa espermatozoide e óvulos dos pais, além de óvulo adicional de uma doadora - será analisada como parte de uma consulta pública e poderá entrar em vigor no final de 2014.
Médicos afirmam que a fertilização in vitro usando material genético de três pessoas pode eliminar doenças debilitantes ou fatais passadas da mãe para os filhos.
Mas críticos afirmam que o procedimento não é ético e poderá abrir caminho para que a Grã-Bretanha comece a usar técnicas para "projetar crianças".
A Secretaria da Saúde britânica (equivalente ao Ministério da Saúde no Brasil) já afirmou que apoia o uso da técnica e acrescentou que a consulta pública não vai colocar em debate se a técnica poderá ser usada, mas sim como ela será implementada.
O órgão regulatório desses procedimento no país, a Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia, terá que decidir caso a caso se existe um "risco significativo" de a criança nascer com alguma deficiência ou doença para justificar o uso da técnica.

Mitocôndria

O uso do espermatozoide e dos óvulos dos pais, mais um óvulo adicional de uma doadora, pode evitar doenças e problemas herdados pela mitocôndria.
A mitocôndria pode ser encontrada em quase todas as células humanas, provendo a energia que essas células precisam para funcionar.
As doenças passadas de mãe para filho através da mitocôndria são conhecidas como distúrbios mitocondriais. Tais doenças afetam uma em cada 6,5 mil crianças britânicas e podem causar incapacidade muscular, cegueira, insuficiência cardíaca e até a morte.
Para evitar essas doenças, é possível usar um óvulo extra de uma doadora, que poderia proporcionar à criança uma mitocôndria saudável.
Mas isso também pode resultar em bebês com DNA dos dois pais e uma quantidade minúscula de material genético da doadora, pois a mitocôndria tem seu próprio DNA.

Anônimas e famosas contam como enfrentaram a dificuldade para engravidar

"Por seis meses, tentei engravidar naturalmente e não consegui. Como sabia que tinha ovário policístico, decidi procurar um médico. Durante alguns exames, constatou-se que minha produção de óvulo não estava muito boa. O médico sugeriu que eu tomasse um indutor de ovulação durante três ciclos. Estava com muito medo de ter de ficar anos tentando engravidar, mas, na primeira tentativa, consegui! Durante as primeiras semanas, fiquei com medo de dar alguma coisa errada com a gravidez, então fiquei tensa até ouvir o coração bater. Depois disso, relaxei e minha gestação foi maravilhosa, nem enjoo eu senti! Foi tudo perfeito até o Eduardo nascer." Andréia Robert Bebiano Montini Gava, 29 anos, mãe de Eduardo Robert Bebiano Gava, 1 ano. Arquivo Pessoal

Técnicas

Existem duas técnicas para criar embriões a partir de três doadores.
Uma delas consiste em tirar o núcleo do óvulo da mãe e inseri-lo em um óvulo de uma doadora que possui mitocôndrias saudáveis e que teve seu núcleo previamente removido. Esse novo óvulo poderá, então, ser fertilizado com o espermatozoide do pai.
A outra forma é fertilizar dois óvulos com o espermatozoide, criando o embrião dos pais e outro dos doadores. Os núcleos, contendo a informação genética, são removidos dos dois embriões, mas apenas o núcleo do embrião dos pais é conservado.
Esse núcleo é implantado no embrião dos doadores, com a mitocôndria saudável, e este embrião é implantado no útero da mãe.

Doação de órgãos

A Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia acredita que apenas as mulheres que sejam portadoras de problemas graves obterão a autorização para este tratamento - ou seja, é possível que o método seja aplicado em apenas dez casos por ano.
E a regulamentação britânica também sugere que a mulher doadora dos óvulos seja tratada da mesma forma que um doador de órgãos.
As crianças que venham a nascer a partir deste processo não saberão a identidade da doadora, o que também é o procedimento para os outros doadores de espermatozoides e óvulos.
"Permitir a doação mitocondrial dará às mulheres que têm (alguma) doença mitocondrial grave a oportunidade de ter filhos sem passar para eles problemas genéticos devastadores", disse Sally Davies, a médica-chefe da Secretaria da Saúde. "Também vai manter a Grã-Bretanha na vanguarda do desenvolvimento científico na área"
David King, diretor do grupo de fiscalização independente Juman Genetis Alert, afirmou que essa foi uma decisão de grande "significado histórico", mas que não foi debatida de forma adequada e tem implicações "antiéticas".
"Se (a medida) for aprovada, será a primeira vez que qualquer governo legaliza a modificação do genoma humano que pode ser herdado, algo que é proibido em todos os outros países europeus. As técnicas não passaram pelos testes de segurança necessários, então é desnecessário e prematuro apressar a legalização", afirmou.

Suspeito de matar a mulher em MG posta mensagem no Facebook pedindo perdão

Rayder Bragon
Do UOL, em Belo Horizonte
  • Reprodução
    27.fev.2014 - Fernanda Nagia da Silva, 29, desapareceu na semana passada, e o corpo foi encontrado nesta terça-feira (25), em Belo Horizonte (MG) 27.fev.2014 - Fernanda Nagia da Silva, 29, desapareceu na semana passada, e o corpo foi encontrado nesta terça-feira (25), em Belo Horizonte (MG)
Um homem suspeito de ter matado a esposa, em Belo Horizonte, postou mensagem no Facebook na qual aparentemente assume a autoria do crime e pede "perdão". O homem está desaparecido desde a última segunda-feira (24).
O filho de 7 anos do casal, que também tem paradeiro desconhecido e teria sido levado pelo pai após o desaparecimento da mãe, foi localizado nesta quinta-feira (27).
Na mensagem postada nesta quarta-feira (26), o motoboy Gilmar Vítor da Paixão, 34, clama por orações para ele, para a família da mulher e para o filho.
"Gostaria de pedir perdão s todos pelo acontecido, não premeditei nada, quem realmente me conhece, sabe o quanto passei por esse amor, q acabou em trajedia (sic) Deus sabe quanto tenho sofrido e sofrerei, muita pressao (sic) psicológica e falta d Espiritualidade, aconteceu o pior, me perdoem, orem por mim, filho e família dela ...".
Nesta quinta-feira (27), ele voltou a usar a rede social e postou nova mensagem: "Jesus perdoe-me pelo fato, perdão a todos, tu sabes o quanto a amava, o peso está sobre meus ombros e cabeça tu sabes como tenho passado".
A Polícia Civil de Minas Gerais considera Gilmar Paixão o principal suspeito da morte da manicure Fernanda Nagia da Silva, 29, que teria sido morta na semana passada. O corpo dela foi encontrado na última terça-feira (25) às margens da avenida Cristiano Machado, no bairro Guarani, região norte da capital mineira.
Apesar de familiares terem reconhecido o corpo como sendo da manicure, a polícia informou que espera laudo para confirmação em razão de ele ter sido localizado já em estado avançado de decomposição.
A família da mulher deu queixa do desaparecimento na sexta-feira passada (21). O suspeito chegou a ser ouvido pela polícia, mas foi liberado em seguida.

Suspeito teria assumido o crime em ligação telefônica

Ainda conforme o setor, o delegado informou que antes de a mensagem ter sido postada no Facebook, o suspeito fez uma ligação para a Delegacia Especializada em Localização de Pessoas Desaparecidas de Belo Horizonte e assumiu a autoria da morte da mulher.
De acordo com a polícia, o homem disse que se entregaria, mas não precisou uma data.
Pessoas que aparentemente conhecem o homem comentaram as mensagens postadas pelo suspeito tentando confortá-lo e também pedindo a ele que se entregue.
Um deles, no entanto, aconselhou Paixão a parar de colocar as mensagens na página e escreveu: "pare de ficar postando essas coisas no facebook só vai piorar a situação".
Leia mais em: http://zip.net/bvmCWM

Alerto o Brasil que este é só o 1º passo, diz Barbosa após absolvição no STF

Fernanda Calgaro e Guilherme Balza
Do UOL, em Brasília e em São Paulo
  • Bruno Spada/UOL
    Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), no início da sessão desta quinta-feira Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), no início da sessão desta quinta-feira
Após o STF (Supremo Tribunal Federal) absolver nesta quinta-feira (27) oito réus do mensalão da acusação por formação de quadrilha, o ministro Joaquim Barbosa fez um desabafo antes do intervalo da sessão. O presidente da Suprema Corte criticou os pares e, indiretamente, a presidente Dilma Rousseff, ao afirmar que se formou no tribunal uma "maioria de circunstância".

Barbosa faz desabafo após absolvição

"Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que este é apenas o primeiro passo. Esta maioria de circunstância tem todo tempo a seu favor para continuar nessa sua sanha reformadora", disse. "Essa maioria de circunstância [foi] formada sob medida para lançar por terra todo um trabalho primoroso, levado a cabo por esta corte no segundo semestre de 2012", disse o ministro.

Em novo julgamento, o STF absolveu 8 réus pelo crime de formação de quadrilha no mensalão. Você concorda?

Quando fala em maioria circunstancial, Barbosa refere-se à nomeação dos ministros Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, indicados por Dilma para os lugares de Ayres Britto e Cezar Peluso, que em 2012 votaram pela condenação dos réus por formação de quadrilha. Barroso e Zavascki tiveram entendimento diferente dos antecessores e foram decisivos para absolver os réus.
Apesar de negar publicamente que irá se candidatar a algum cargo nas eleições de 2014, Barbosa teria recebido o convite do PSB para disputar uma vaga no Senado. Nos bastidores, comenta-se que o presidente do STF está cansado e pode deixar a Corte. Pela lei, Barbosa pode deixar o cargo até seis meses antes das eleições (abril) caso queira disputar algum cargo.
Por 6 votos a 5, o STF (Supremo Tribunal Federal) absolveu, em sessão nesta quinta-feira (27), oito réus do mensalão do crime de formação de quadrilha. Com isso, a pena do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares serão diminuídas e ambos vão deixar o regime fechado e ir ao semiaberto.

OITO RÉUS ABSOLVIDOS

  • Arte/UOL Clique na foto para ver como cada ministro votou no crime de formação de quadrilha
Hoje, apresentaram seus votos os ministros Teori Zavascki e Rosa Weber, que inocentaram os réus desta acusação,e Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Joaquim Barbosa, que votaram pela manutenção da condenação. Ontem (26), Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski já haviam votado pela absolvição.
Além de Dirceu e Delúbio, o ex-presidente do PT José Genoino, os publicitários Marcos ValérioRamon Hollerbach e Cristiano Paz e os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado estão sendo julgados novamente pela acusação de formação de quadrilha e terão as penas diminuídas.

Crítica a Barroso e Zavascki

Em seu discurso, Barbosa criticou Barroso e Zavascki, os mais novos integrantes da Corte, por apresentarem cálculos em seus votos para demonstrar que a pena dos oito réus foi exagerada. "Ouvi argumentos tão espantosos como aqueles se basearam simplesmente em cálculos aritméticos e em estatísticas totalmente divorciadas da prova dos autos, da gravidade dos crimes praticados e documentados nos autos dessa ação penal", criticou, referindo-se aos votos dos novatos.
"Ouvi até mesmo a seguinte alegação: 'Eu não acredito que esses réus tenham se reunido para a prática de crimes'. Há duvidas de que eles se reuniram? De que se associaram? E de que essa associação perdurou por mais três anos? E o que dizer dos crimes que eles praticaram e pelos quais cumprem pena?", questionou o presidente da Corte.
Em seguida, Barbosa afirmou que era claro o papel que cada um desempenhava no esquema. Para o magistrado, o ex-ministro José Dirceu "se manteve na posição de líder e organizador da quadrilha até que o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) veio a público denunciar a quadrilha."

"Maior farsa da política"

Celso de Mello, o decano da Corte, também fez uma sustentação em tom de desabafo. O ministro disse que "quadrilha poderosa", "visceralmente criminosa", "se apoderou do governo".
Segundo o magistrado, que votou pela condenação de todos os réus por formação de quadrilha, houve "plena configuração do crime de quadrilha". "Os integrantes desta quadrilha agiram com dolo de planejamento, divisão de trabalho e organicidade."
O ministro ironizou declarações das defesas e apoiadores dos condenados, que acusam o julgamento do mensalão de ser "a maior farsa da história" da Justiça.
"A 'maior farsa da historia política brasileira' residiu, isso sim, nos comportamentos moralmente desprezíveis, cinicamente transgressores da ética republicana de delinquentes travestidos então da condição de altos dirigentes governamentais políticos e partidários, que fraudaram despudoradamente os cidadãos dignos de nosso país", declarou.
O decano encerrou sua fala dizendo que os réus do mensalão "nada mais são que meros e ordinários criminosos comuns".

José Dirceu fica preso até março de 2015; Delúbio Soares e José Genoino devem sair ainda neste ano

Guilherme Balza
Do UOL, em São Paulo
27.fev.2014 - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski olha para o ministro Dias Toffoli durante julgamento dos recursos de oito réus do mensalão pelo crime de formação de quadrilha. Por 6 votos a 5, o STF (Supremo Tribunal Federal) os absolveu, em sessão nesta quinta-feira (27). Com isso, as penas do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares serão diminuídas e ambos se livram de cumprir suas penas em regime fechado Bruno Spada/UOL
Com a absolvição das acusações de formação de quadrilha no STF (Supremo Tribunal Federal), os réus do núcleo político do mensalão devem deixar as prisões entre o segundo semestre deste ano e março de 2015. O ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino começaram a cumprir as penas em novembro de 2013.
Condenado a sete anos e 11 meses por corrupção ativa no semiaberto, Dirceu poderá progredir para o regime aberto após cumprir um ano e quatro meses, completados em março de 2015. A conta não leva em consideração a remição, quando o detento tem a pena abreviada por trabalhar ou estudar enquanto cumpre pena.

Absolvidos de quadrilha, Dirceu e Delúbio devem sair em até 1 ano

Em novo julgamento, o STF absolveu 8 réus pelo crime de formação de quadrilha no mensalão. Você concorda?

Resultado parcial
A Lei de Execução Penal prevê que, a cada três dias trabalhando ou 12 horas de estudo, haja o desconto de um dia do tempo total de condenação, a chamada remição de pena.
Dirceu está detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde realiza trabalhos na biblioteca da instituição. Se continuar trabalhando, o ex-ministro poderá pedir para deixar a prisão antes de março de 2015.
O ex-ministro está em uma ala da Papuda destinada a condenados em regime semiaberto. Como não conseguiu, até agora, autorização para trabalhar, ele permanece recluso em tempo integral.

Genoino e Delúbio

Entre os réus do núcleo político, Genoino teve a menor pena total, de 4 anos e 8 meses em regime semiaberto, pelo crime de corrupção ativa.

Tipos de regime de cumprimento de pena

REGIME ABERTO: É aplicado para réus com penas menores que quatro anos e são convertidas em prestação de serviços
REGIME SEMIABERTO:É aplicado para réus condenados a penas entre quatro e oito anos. É executado em colônia agrícola ou similar. O condenado dorme na colônia e pode trabalhar fora da prisão
REGIME FECHADO:É aplicado para réus condenados a mais de oito anos de prisão e é cumprido em estabelecimento de segurança máxima ou média
O ex-deputado, no entanto, permanece em prisão domiciliar por conta de problemas de saúde. Genoino poderá migrar do regime semiaberto para o aberto depois de nove meses de pena, ou seja, em agosto deste ano.
Já Delúbio, condenado a 6 anos e 8 meses também por corrupção ativa, em regime semiaberto, está detido no Centro de Progressão Penitenciária, em Brasília. Ele pode migrar ao regime aberto em dezembro de 2014, após um ano e um mês de pena.
Como o petista está trabalhando no escritório da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em Brasília, ele poderá deixar a prisão antes deste prazo.

 

Progressão não é automática

A progressão de regime não é automática. Depende de pedido da defesa do detento e autorização do juiz da Vara de Execuções Penais, que avalia o histórico e o comportamento do preso.

OITO RÉUS ABSOLVIDOS

  • Arte/UOL Clique na foto para ver como cada ministro votou no crime de formação de quadrilha
No regime aberto, o apenado tem que passar as noites em casa e só pode sair para trabalhar ou estudar.
No semiaberto, o detento trabalha durante o dia em colônias penais agrícolas ou industriais --ou estabelecimentos similares-- e passa a noite na prisão.
Já no regime fechado, o preso fica o tempo todo recluso, podendo sair em ocasiões especiais, com autorização judicial, como nas saídas temporárias de Natal, Dia das Mães, entre outras.

Goleiro Bruno fecha com time mineiro e espera Justiça para voltar a jogar

Do UOL, em São Paulo

O goleiro Bruno Fernandes poderá voltar a jogar futebol em breve, afirmou reportagem do jornal O Tempo, de Minas Gerais, nesta sexta-feira. Condenado pela morte de Eliza Samudio, mãe de um filho do jogador, Bruno vai assinar contrato com o Montes Claros, time que disputa a segunda divisão do Campeonato Mineiro. A volta dele aos gramados vai depender de uma liberação da Justiça.

Após a assinatura do contrato, que será realizada dentro da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem-MG, onde Bruno cumpre a pena de 22 anos e três meses de prisão, o goleiro será registrado como jogador do Montes Claros na FMF (Federação Mineira de Futebol) e na CBF. O jogador, que está preso desde julho de 2010, já cumpriu 3 anos e 7 meses da condenação.

De acordo com O Tempo, será necessária uma transferência do goleiro para o norte de Minas Gerais, para que possa trabalhar enquanto cumpre a pena. O prazo para registro de jogadores na FMF termina nesta sexta-feira e, por isso, o contrato precisa ser assinado o mais rápido possível.

A liberação da Justiça ainda é dúvida e, mesmo que aconteça, seriam estabelecidas condições para que Bruno pudesse deixar a prisão. O juiz responsável pelo cumprimento da pena do goleiro terá que decidir se ele poderá treinar em dois períodos, viajar pelo clube, voltar à prisão para dormir, participar das concentrações do elenco, entre outros detalhes.

Belfort desiste de lutar contra o campeão Chris Weidman Reprodução/Facebook Vitor Belfort

Polêmica com Vitor Belfort bomba na web, e internautas o chamam de 'arregão'

Do UOL, em São Paulo
De prodígio a veterano do UFC, Vitor Belfort tem 17 anos de vale-tudo e MMA. O carioca já foi campeão do GP dos pesados, deteve o cinturão dos meio-pesados e brigou pelo título dos médios, transformando seu físico a cada fase da carreira. Leia mais Arte UOL
Os fãs de UFC acordaram com uma notícia surpreendente nesta sexta-feira: a desistência de Vitor Belfort de lutar contra o campeão Chris Weidman em maio, por conta da decisão do UFC de não permitir mais o uso de TRT (tratamento de reposição de testosterona). Nas primeiras horas da manhã, o assunto já apareceu nos trending topics do Twitter, e muitos apreciadores de MMA foram duros ao comentar a decisão do carioca.
Três termos apareceram na lista dos dez mais comentados do Twitter: Belfort, Weidman e TRT. Em boa parte do uso deste termos, Vitor Belfort foi chamado de "arregão" por deixar o card do UFC 173. A decisão do UFC de banir o TRT acompanhou o anúncio na tarde de quinta-feira de que a Comissão Atlética de Nevada – a mais poderosa dos Estados Unidos, regulamentando as lutas em Las Vegas – resolveu proibir a terapia.
Sem poder manter o tratamento, Belfort escolheu por não participar da disputa de cinturão. Ele apenas não esclareceu se o fez para ter mais tempo de se adaptar à preparação sem o TRT ou se pela possibilidade de acabar caindo no antidoping, por ter feito uso da testosterona sintética até aqui. Lyoto Machida o substitui no card e duela com Chris Weidman em 24 de maio.
Belfort ficou marcado pelo uso de TRT até pelo fato de desde que começou o tratamento entrou numa fase vencedora no Ultimate. Só em 2013, venceu três combates por nocaute, conquistando assim a chance de lutar contra Weidman. Mas não é só o carioca que fez uso do tratamento hormonal: Chael Sonnen, Dan Henderson e Antonio Silva, o Pezão, já pediram permissão para o uso de testosterona sintética.

Débora Falabella desbanca Nathalia Dill e Grazi Massafera e vira mocinha em novela de Aguinaldo Silva

Atriz foi escalada para "Búu"



FAMOSIDADES
FAMOSIDADES

Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Nem Nathalia Dill nem Grazi Massafera. A estrela escolhida para protagonizar a nova novela de Aguinaldo Silva, "Búu", será Débora Falabella.
O primeiro troca-troca aconteceu com a intérprete da Sílvia da novela "Joia Rara". Isso porque os atores cogitados para o papel mocinho da trama foram Bruno Gagliasso ou Rafael Cardoso. Ambos atuam com Nathalia na atual trama das 18h e correm o risco de repetir par romântico.
Já a substituição por Grazi se deu antes mesmo de a loira ser convidada para a compor o elenco do folhetim, de acordo com o "Notícias da TV".
Débora está longe das telinhas desde o sucesso de "Avenida Brasil" (2012).

Exposição na Bolívia homenageia ator de Chaves e Chapolin

Roberto Gómez Bolãnos, o ator mexicano que criou e interpretou os personagens Chaves e Chapolin, ganhou uma homenagem na Bolívia, com uma exposição especial sobre os famosos seriados infantis.

A mostra em "La Paz" é um dos destaques do boletim semanal Arte em Revista, da BBC Brasil.

Confira também no vídeo imagens de um festival que celebra a chegada da primavera na China.

Em Londres, duas mostras são destaques. Uma delas, no Museu de História Natural, combina arte e ciência para contar a história da humanidade, com modelos do homem de Neanderthal e do Homo Sapiens.

E na casa de leilão Christie's, a arte cinética - com obras motorizadas - ganhou uma retrospectiva.