Ao Vivo

31 de março de 2014

Marcada missa para canonização de José de Anchieta

Jesuíta espanhol vai virar santo no 

próximo dia 2 de abril

Assim como José de Anchieta, Francisco vem da Companhia de Jesus (foto: ANSA)
Assim como José de Anchieta, Francisco vem da Companhia de Jesus (foto: ANSA)
CIDADE DO VATICANOZLR
(ANSA) - No próximo dia 24 de abril, o papa Francisco rezará na igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, uma missa de agradecimento pela canonização do padre José de Anchieta, religioso fortemente ligado à evangelização no Brasil e que será transformado em santo no dia 2 do mês que vem, por meio de um decreto papal. As informações são do blog vaticano Il Sismografo.
    Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), o jesuíta desembarcou em solo brasileiro no século XVI, onde fundou ao lado do padre Manoel da Nóbrega um colégio em Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Assim como Anchieta, o atual Pontífice também é proveniente da Companhia de Jesus, ordem fundada por Inácio de Loyola, não por acaso o nome da igreja onde a canonização será solenizada.
    A beatificação do jesuíta espanhol ocorreu em 1980, por ordem de João Paulo II. Francisco também confirmou a alguns bispos espanhóis que vai assinar decretos para transformar em santos dois beatos franceses que promoveram a evangelização no Canadá: François de Montmorency-Laval e Maria da Encarnação Guyart. (ANSA)

Após ‘bronca’ de Faustão, Tatiele se desculpa por gafe



Candidatos começam a ser confinados para o "Big Brother Brasil 14" - 1 (© Reprodução TV Globo)

Divulgação TV GloboMOSTRAR MINIATURAS

Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO – Na madrugada desta segunda-feira (31), Tatiele Polyana resolveu utilizar as redes sociais para se desculpar por sua declaração durante o “Domingão do Faustão” do último domingo (30).
“Estava nervosa. Quero deixar bem claro que eu me expressei errado”, lamentou a ex-participante do ‘Big Brother Brasil 14’. E reiterou: “Eu não falei por mal”.
A Miss Cianorte foi repreendida por Fausto Silva enquanto estava no palco do programa após a loira dizer que, se não conseguisse nenhuma colocação no mundo artístico, se tornaria uma bailarina. “Quero estudar e ser atriz, trabalhar como modelo. Se nada mais der certo, eu posso virar uma bailarina”, afirmou.
O apresentador, então, disparou: “Aí é que você se engana. É difícil na sua idade virar bailarina, ter que dançar. Geralmente começa quando criança”.
E continuou, chamando sua assistente de palco para comentar o assunto: “[Carol] Nakamura, quanto tempo tem que estudar?', questionou.
A moça, ex-bailarina do “Domingão”, alfinetou: 'Poxa, Poly. Te defendi tanto e você fala isso? Para se formar, são nove anos'.

Solteira, Andressa Urach culpa fama por término de namoro

Ex-"Fazenda" acredita que não deveria ter divulgado o relacionamento



FAMOSIDADES
FAMOSIDADES
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Andressa Urach revelou, na noite do último domingo (30), que está solteira. E surpreendeu ao explicar o motivo aos seus seguidores nas redes sociais.
Com uma pose para lá de sensual, a ex-participante de “A Fazenda” reclamou da fama e disse que a exposição foi uma das razões para o término de seu namoro - anunciado em fevereiro deste ano.
“Uma coisa eu aprendi na vida: quando você se torna uma pessoa pública, melhor não divulgar que está namorando, porque sempre vai ter um invejoso para colocar ‘zica’ no seu namoro”, desabafou no Instagram.
Ainda no relato, a loira confessou que estava pronta para ir a um bar, onde ‘afogaria’ as mágoas. “Solteira. Beber para esquecer”, completou.
Vale lembrar que Urach não revelou a identidade de seu companheiro e internautas chegaram a especular sobre o motivo.
Alguns apostaram que ele era casado e, por isso, não poderia aparecer. Ainda de acordo com o jornal “Extra”, ele seria braço direito de um bicheiro carioca.
Thinkstock

O Poder Curativo dos Sonhos

Vanessa Mazza Furquim

Nem todos prestam atenção aos sonhos. Alguns porque os bloqueiam a ponto de nunca se lembrarem deles e outros por acharem que são mera perturbação de nosso inconsciente que se "limpa" durante o sono. Seria meio estranho supor que grande parte de nossa mente - muito pouco compreendida e explorada, aliás - possa ser resumida a um monte de imagens sem sentido, apenas porque não temos total clareza sobre ela. Afinal, já dizia Jung que a mente consciente (nossa razão) é muito nova em relação ao nosso tempo de existência no mundo. Uma conquista recente, ele disse, explicando o porque é tão fácil para nós perdê-la a qualquer crise, doença ou choque. Se não fosse assim não teríamos tantos manicômios.

O fato é que eu acredito, pelo bom senso, que deva haver sentido nos sonhos e que, de alguma forma, eles nos auxiliam a resolver problemas do dia a dia ou a lançar uma nova luz ou perspectiva sobre algum assunto, pessoa ou sentimento. Mesmo não sabendo o que cada símbolo no sonho significa, é importante ficar atento a alguns detalhes. Com certeza, se você passar a anotá-los diariamente, pedir para sonhar com a solução de algum dilema antes de dormir e meditar algum tempo sobre o que sonhou depois, muitas respostas virão até você de forma mais fácil e natural.

Por isso, siga este guia e se cure com seus sonhos:

- Sempre preste atenção à sensação que tem ao acordar: é tristeza, determinação, medo?

- No sonho, analise se você está lidando com a situação da forma correta. Tentar matar um dragão com uma colher não parece muito efetivo, não é mesmo?

- Observe se você está no comando ou seguindo outras pessoas. Isso pode revelar seu poder de atuação na vida;

- Repare se ao final do sonho você resolve o problema apresentado por ele. Por exemplo, se tinham bandidos na sua casa, eles fugiram, lhe machucaram, roubaram tudo ou você conseguiu detê-los de alguma maneira?

- Você ficou mais tempo se protegendo e se escondendo no sonho ou tomando atitudes e se expondo?

- Preste atenção ao que você fazia. Muitas vezes os sonhos mostram nossas necessidades mais básicas, como descanso, lazer, criatividade, sexo ou uma alimentação mais adequada;

- Partes do corpo que estejam em evidência, sendo cortadas, sangrando ou com feridas podem sinalizar problemas físicos reais ou, pelo menos, são indicações de questões psicológicas relativas a estas partes. Por exemplo, dentes caindo podem se relacionar a sua comunicação.

E não pense que cada sonho não tem relação com o outro. Muitas vezes, quando não entendemos o sonho de hoje, nossa mente continua repetindo a mesma temática até nossa "ficha cair", portanto, tente analisar o conjunto de sonhos de uma semana, percebendo como um completa o outro. 



Vanessa Mazza Furquim 
Comunicóloga, Taróloga & Numeróloga 
www.vanessamazza.com.br 
vanne.furquim@gmail.com 
Reprodução/Annie Leibovitz


Álbum póstumo e inédito de Michael 


Jackson será lançado em maio

AFP
PARIS, 31 Mar 2014 (AFP) - Cinco anos após a morte do "Rei do Pop", um álbum póstumo de Michael Jackson com 8 músicas inéditas será lançado mundialmente em meados de maio, anunciou nesta segunda-feira a gravadora Epic Records, filial da Sony.

O álbum, que estará disponível em 13 de maio nos Estados Unidos, foi batizado de "XSCAPE", o nome de uma das canções.

Após ter tido acesso à quatro décadas de arquivos do "Rei do Pop", a gravadora escolheu oito músicas que Michael Jackson finalizou a gravação dos vocais.

A Epic Records pediu aos produtores para "torna-las mais contemporâneas, mantendo a essência e integridade" de Michael Jackson, segundo um comunicado.

"Michael deixou para trás performances vocais que estamos orgulhosos de apresentar através dos olhos dos produtores com os quais trabalhou ou gostaria de trabalhar", ressaltou o chefe da Epic Record, L.A. Reid, citado no comunicado.

A lista de produtores que trabalhou no projeto inclui fabricantes de hits como Timbaland (colaborador de Justin Timberlake, 50 Cent...), o coletivo Stargate (Beyoncé, Rihanna...), Rodney Jerkins (Black Eyed Peas, Lady Gaga...), Jerome "JROC" Harmon e John McClain.

Uma edição "Deluxe" de "XSCAPE" também incluirá as gravações originais das músicas.

A Epic Records lançou um primeiro álbum póstumo de Michael Jackson em 2010. "Michael" foi composto por nove faixas apresentadas como inéditas, gravadas principalmente no final da vida do artista.

Mãe encontra no Facebook filha que 


entregou para adoção há 19 anos


Do UOL, em São Paulo
  • Reprodução/Daily Mail
    Sarah Mowbray (dir) encontrou a filha, Kayleigh Marie Watts, via Facebook
    Sarah Mowbray (dir) encontrou a filha, Kayleigh Marie Watts, via Facebook
Uma reportagem da publicação "Daily Mail" conta como uma britânica usou o Facebook para encontrar a filha que colocou para adoção há 19 anos. As duas se conheceram via rede social há cinco meses e, na semana passada, se encontraram pessoalmente.
Durante sete anos, diz o jornal, Sarah Mowbray, 41, procurou Kayleigh Marie Watts, 22 – mas o fato de não saber o sobrenome da garota dificultava as buscas. Ainda assim, em novembro do ano passado a mãe decidiu que tentaria encontrar a jovem pelo Facebook.  
"Apesar de parecer uma missão impossível, Sarah examinou cada um dos perfis [de usuárias chamadas Kayleigh Marie] até que, surpreendentemente, encontrou a foto de uma mulher na faixa dos 20 anos que se parecia muito com ela quando jovem", diz o Daily Mail. Sarah enviou então um pedido de amizade, que Kayleigh aceitou em cinco minutos.
No dia seguinte, as duas trocaram mensagens e Sarah contou que estava procurando a filha (a essa altura, ela também havia contratado uma agência descobrir o paradeiro da jovem). Kayleigh Marie perguntou qual era o nome dela e, quando Sarah respondeu, a jovem escreveu: "Mãe". A confirmação veio com a data de nascimento de Kayleigh.
Ampliar

Redes sociais ajudam pessoas a acharem bichos de estimação e até doadores de órgãos; veja28 fotos

28 / 28
Vendo o sofrimento de um cão pitbull que sofria de maus tratos e desnutrição, uma americana postou imagens do descaso com o cachorro no Facebook. Após uma campanha com milhares de curtidas, uma organização não-governamental se sensibilizou com o caso e convenceu os donos a doarem o animal para eles cuidarem Leia mais Arte/UOL
Elas conversaram virtualmente por cinco meses, até que Kayleigh tivesse coragem de encontrar a mãe biológica pessoalmente. Elas moram a cerca de 30 km de distância. "É fantástico. Parece que nunca nos separamos […].Sempre soube que nos reencontraríamos, mas não sabia que seria tão rápido", afirmou a jovem, que vive em Throckmorton (Worcestershire).
"Ao vê-la no Facebook, pensei que era uma cópia minha. Quando nos encontramos, a abracei tão forte que quase quebrei seu pescoço. Não acredito que a encontrei", disse Sarah, segundo o "Daily Mail".
De acordo com a publicação, Sarah foi obrigada por assistentes sociais a colocar a filha para adoção porque ela tinha uma relação violenta com o pai da criança. A mulher teve ainda Daniel, com outro parceiro, até que se casou com Terry Mowbray, 39. O marido a incentivou a entrar em contato com a garota, quando ela mostrou a foto da jovem no Facebook.


31.mar.2014 - Ana Paula Arósio aproveitou a segunda-feira para cuidar das madeixas em um salão de beleza em São Paulo. O registro foi divulgado pelo hair stylist Duda Molinos. "Sem maquiagem sem filtro. Só um ótimo corte de cabelo... Hoje no @labdudamolinos fazer o quê?", disse Duda na legenda. Nos comentários, os fãs começaram a pedir o retorno da atriz aos trabalhos. "Volta, Ana!" e "Saudade de vê-la na TV", escreveram. Na imagem, a atriz aparece com os cabelos em sua forma natural, cacheados, além de revelar que está em forma. Ana Paula abandonou a vidar artística e atualmente mora no interior de São Paulo com o marido, Henrique Pinheiro Reprodução/Instagram

Mulher é acusada de tatuar o filho e 


depois tentar apagar figura com ácido


Rayder Bragon
Do UOL, em Betim (MG)
  • Rayder Bragon/UOL
    Luciene Ramos Lima, 24, foi detida no último sábado (29), no bairro Marimbá, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte
    Luciene Ramos Lima, 24, foi detida no último sábado (29), no bairro Marimbá, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte
Uma mulher foi presa acusada de ter causado ferimentos com uma substância ácida no filho de um ano e oito meses. Segundo a polícia, ela tentava apagar uma tatuagem feita de maneira rudimentar na perna do menino.
Luciene Ramos Lima, 24, foi detida no último sábado (29), no bairro Marimbá, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte e onde o caso ocorreu no dia 18 do mês passado. A criança foi levada pela avó paterna a uma unidade de saúde da cidade, onde ficou internada por cinco dias.
Após a alta, ela foi entregue a uma família substituta pelo Conselho Tutelar do município. A acusada, conforme a polícia, fugiu após a descoberta do ferimento no menino. 
Segundo a polícia, a mãe, que tem passagem pela polícia por porte ilegal de arma, teria ficado com medo da repercussão entre a vizinhança e tentou apagar a tatuagem (que seria um coração envolvendo as iniciais YAS) com substância semelhante a um ácido.
Roberto Veran Braga, delegado da 2ª Delegacia de Betim, afirmou que a mulher foi quem fez a tatuagem no filho.
"O que se depreende dos autos é que ela tatuou a criança. O exame pericial mostra isso. Depois, ela tentou remover com ácido. Isso provocou uma queimadura na perna dela. Em seguida, ela abandona a criança com a avó paterna e some", disse o policial.
Conforme, o delegado, os médicos que fizeram o atendimento à criança estranharam o ferimento e acionaram a Polícia Militar. Ainda de acordo com a investigação, o pai da criança está preso pelo crime de receptação e já não teria mais nenhum relacionamento com a acusada.
Braga afirmou que concluiu o inquérito e a indiciou pelo crime de tortura-castigo. Caso seja condenada, ela poderá cumprir uma pena de dois a oito anos de prisão e ainda poderá perder a guarda do filho. Ele não soube precisar o que significava as iniciais tatuadas na perna da criança.  "A mãe não demonstrou nenhum remorso", afirmou.

Moto

Luciene Lima, que afirmou ter mais dois filhos menores de idade, conversou com a imprensa e negou ter feito a tatuagem e a subsequente tentativa de apagá-la com ácido.
Segundo ela, a perna da criança não foi tatuada, mas as letras surgiram após o menino ter encostado a perna em um cano de descarga de uma moto.
"Eu tenho certeza absoluta que eu não fiz tatuagem nenhuma com o meu filho. Ocorreu de ter acontecido um acidente com meu filho e o cano de uma moto. Surgiram as letras sim. Do jeito que ele queimou a perna no cano da moto, surgiram as iniciais da [marca da] moto na perna dele", afirmou.
A mulher ainda afirmou não ter conhecimento de quem teria tentado remover a tatuagem da perna do filho.
O delegado classificou a versão dada pela acusada como fantasiosa. A acusada está presa por força de um mandado de prisão preventiva no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Centro-sul, em Belo Horizonte.
A avó paterna também conversou com os jornalistas e disse que, no dia que a criança foi internada, ela percebeu que o neto estava prostrado. A mulher ainda acusou a ex-nora de negligência com a criança.
"O meu neto estava queimando de febre quando eu fui buscá-lo na casa dela. Fomos para o hospital, e os médicos ficaram horrorizados com o ferimento", disse.
A mulher fez um apelo no sentido de a criança ser devolvida a ela.
"Eu estou sem meu neto. A única coisa que peço é para o juiz devolver o meu neto. Porque ele tem avó e não precisa da mãe para cuidar dele", declarou. 



31.mar.2014 - Angélica e Grazi Massafera brincaram de lutar muay thai para gravação do programa "Estrelas". "Além dos cabelos loiros, eu e Grazi Massafera temos mais um ponto em comum: nós fazemos muay thai, uma arte de luta tailandesa que ganhou muitos adeptos aqui no Brasil. E hoje, eu desafiei ela para uma luta", explicou Angélica, de acordo com o site oficial da atração. Elas tiveram orientação do treinador Chico Salgado Reprodução/Estrelas/GShow







31.mar.2014 - Vestido de mendigo, o ator Richard Gere filma "Time Out of Mind" em Nova York. No filme, ele é um morador de rua que tenta se reaproximar de sua filha AKM-GSI

Titio e noivo
Ao lado da irmã grávida, Junior Lima conta que vai se casar

31.mar.2014 - Grávida de seis meses, Sandy grava entrevista ao lado do irmão, Junior, no "Programa do Jô', na sede da Globo em São Paulo. Além de virar titio, Junior também está noivo: "A gente vai casar esse ano. Mas já moramos juntos, somos praticamente casados", disse o músico sobre a namorada, a modelo Monica Benini. Mais Manuela Scarpa/Photo Rio News

Justin Bieber e Selena Gomez reataram e estão em namoro sério, diz site

Do UOL, em São Paulo
  • Reprodução/Instagram
    Justin Bieber publica foto dele e Selena Gomez abraçados Justin Bieber publica foto dele e Selena Gomez abraçados
Separados oficialmente desde 2013, Justin Bieber e Selena Gomez reataram de vez e estão em um relacionamento sério, de acordo com informações do site HollywoodLife.
Recentemente, a imprensa internacional especulou que os cantores poderiam estar noivos, já que Selena foi vista com um anel de ouro na mão esquerda. Segundo uma fonte do site, o anel de fato foi dado por Bieber, mas não é de noivado.
"O anel foi um presente de Justin. Não é um anel de noivado, mas eles voltaram e [o namoro] está muito sério", contou uma pessoa próxima ao casal.
A reaproximação de Selena e Bieber tem preocupado a família da cantora, revelou a fonte. "A família dela está extremamente preocupada com a possibilidade de ela fazer uma loucura, como fugir com ele. Selena está totalmente envolvida por Justin, é o mesmo padrão acontecendo de novo".

Gilberto Braga diz que tem vergonha de ‘Dancin' Days’: “Acho fraca”



“Tive alguns convites e estou estudando”, diz Gugu sobre volta à TV - 1 (© Reprodução Instagram)
MAIS: Próxima novela de Gilberto Braga se chamará 'Três Mulheres'
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Um dos autores de novelas mais conhecidos da Globo, Gilberto Braga confessou que não gostou nada do trabalho realizado em “Dancin’ Days” (1978), que está prestes a ser reexibida pelo Viva.
O dramaturgo disse que seu trabalho, o primeiro para o horário nobre da TV, foi feito sem nenhuma parceria e que era “ruim”. “Eu achava que a novela só era boa até o capítulo 60, 70. E que daí em diante era uma embromação, porque eu escrevia correndo, com medo de atrasar”, contou.
“Realmente eu achava fraca. Aliás, acho até hoje. Você pega um capítulo de ‘Dancin’Days’, ele é muito inferior a um capítulo 100 de ‘Vale Tudo’ ou, principalmente, das últimas. Todo mundo elogiava na época, mas eu tinha vergonha do que estava vendo”, confessou à revista “Época”.
Apesar da crise vivida na época em que o folhetim foi exibido pela primeira vez, Braga revelou que muito da história é autobiográfica. “Tem um pouco da história da minha mãe”, disse ele, que também incluiu o lugar onde cresceu, Copacabana, no Rio de Janeiro, na obra.
E se hoje Gilberto parece bem mais seguro de seu trabalho, ele diz que continua sem saber fazer novela. “Mas, aos poucos, fui aprendendo o que não vai dar certo”, explicou.

Angela quer entrar no Porta dos Fundos e Clara apresentar reality nos EUA

Do UOl, em São Paulo
31.mar.2014 - Angela diz que gostaria de entrar na equipe do programa "Porta dos Fundos" Reprodução/TV Globo
Clara, Angela e Vanessa, as finalistas do "BBB14", já começam a pensar no que fazer com o fim do programa. No início da tarde desta segunda-feira (31), a advogada começou o assunto, dizendo que gostaria de apresentar a retrospectiva desta edição do reality no aquecimento do "BBB15", em 2015, no Multishow.
Clara se inspirou na ideia de Angela, e cogitou apresentar uma atração no mesmo canal. "Se pudesse escolher, queria ter um programa igual ao do Bruno de Luca, de mostrar os lugares", falou a stripper, referindo-se ao "Vai pra Onde".
"Eu queria ir para a Porta dos Fundos", comentou a paulista de São Roque, mencionando o humorístico de esquetes na internet. "Você tem talento", incentivou Vanessa. "Queria um programa de bichos", falou a modelo.
"Queria um reality que mostrasse a minha vida em Los Angeles, ou de meninas correndo atrás das bandas. Também adoraria participar de um programa sobre sexo", imaginou Clara. 

Fernanda Montenegro se diz animada para viver casal gay com Nathália Timberg em novela



“Tive alguns convites e estou estudando”, diz Gugu sobre volta à TV - 1 (© Reprodução Instagram)
MAIS: Fernanda Montenegro diz que não interpretará gay em novela: 'Serei um casal homossexual'
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Escalada para a próxima novela de Gilberto Braga para o horário nobre da Globo, Fernanda Montenegro revelou que está animada para trabalhar com Nathália Timberg.
As duas atrizes darão vida a um casal homossexual, que decide oficializar o casamento após muitos anos de união. “Eu e Nathália já estamos juntas nessa estrada há pelo menos 60 anos”, disse Fernanda à revista “Época”.
E completou: “Estamos praticamente casadas, já formamos uma família”.
Camila Pitanga, Glória Pires e Deborah Evelyn também já foram confirmadas como protagonistas da trama. A primeira como a mocinha da história e as outras duas como as grandes vilãs.
O folhetim foi batizado temporariamente de “Três Mulheres” e deve estrear na Globo em abril de 2015

Marcelo diz que insistiu em romance com Angela por carência



Marcelo diz que insistiu em romance com Angela por carência - 1 (© Divulgação TV Globo)
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Considerado um pouco forçado quando o assunto é romance, Marcelo garantiu que não é assim na vida fora do “Big Brother Brasil 14”. Eliminado do reality show na reta final, na noite do último domingo (30), ele disse que só insistiu para ficar com Angela por carência.
“Fui insistente, não diria chato. Se fosse aqui fora e a pessoa falasse não, eu jamais iria atrás”, disse ele, acrescentando que não acredita em um romance com a sister fora da casa. “Temos diferenças, que todos já viram lá. Ela é uma pessoa de personalidade forte”.
E por falar em falta de “amor”, o ex-brother não se importou em explicar essa tal carência. No jogo há quase três meses, ele disse que nunca havia passado tanto tempo sem sexo. “Mexeu com a minha cabeça. O máximo que tinha ficado sem sexo eram três dias”, revelou.
Apesar da relação que manteve com a advogada, o administrador preferiu não revelar sua torcida para a possível campeã - a disputa será entre Angela, Clara e Vanessa.
Aliás, disse que confia na ex, mas prefere colocar a “mão no fogo” apenas por Roni, de quem ficou amigo, e Tatiele, com quem passou boa parte das últimas semanas na casa. “A Poly me fazia muito bem e eu não sabia que ela me faria tanta falta”, explicou ele, que chegou a pedir atendimento psicológico após a eliminação da amiga.
Mesmo considerado um dos favoritos ao prêmio de R$ 1,5 milhão, o paranaense garante que não se sentia um campeão. “O fato de eu voltar [de seis Paredões] me deu a certeza sobre determinadas atitudes, mas não achava que seria campeão”, confessou.
Questionado sobre o futuro, Marcelo revelou que sempre sonhou em ser ator. “Sempre tive vontade de trabalhar com o público. Adoro assistir novelas. Às vezes choro e me imagino lá”, contou.
União estável » 
 Decisão do STF sobre direitos de segunda família valerá para todo o país Em dois recursos julgados na última década, ministros negaram direitos à companheira não oficial

Renata Mariz - Correio Braziliense



Rodrigo da Cunha, especialista no tema, defende conceito amplo de família. Foto: Carlos Moura/CB/D.A Press  (Carlos Moura/CB/D.A Press )
Rodrigo da Cunha, especialista no tema, defende conceito amplo de família. Foto: Carlos Moura/CB/D.A Press
A controvérsia descrita no recurso que o Supremo Tribunal Federal (STF) terá de julgar, para reconhecer ou não a união estável de uma mulher com um homem casado, já foi enfrentada pela Corte pelo menos duas vezes na última década. Em ambas as ocasiões, os ministros negaram direitos previdenciários à companheira não oficial, alegando quebra do princípio da monogamia. Nenhuma das votações, entretanto, foi unânime, e o debate acirrou ânimos. Nos dois casos, a análise não chegou ao plenário da Corte. Agora, o recurso que narra a disputa entre duas mulheres de Vitória pelo benefício deixado por um homem, que viveu com ambas de forma pública durante décadas até a morte, será analisado pela instância máxima do tribunal.

Embora não tenha data para ocorrer, o julgamento é apontado como um marco por dois motivos, segundo especialistas da área: terá repercussão geral, ou seja, valerá para todo o país. E trata de uma realidade mais comum do que se pensa, com impacto direto na vida de milhares de pessoas que vivem em situação semelhante.

“Quebrando ou não o princípio da monogamia, este debate terá que ser feito, já que famílias constituídas paralelamente ao casamento são uma realidade da nossa sociedade”, afirma Rodrigo Pereira da Cunha, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam). Em um recurso debatido em 2009 no STF, o entendimento do relator, ministro Marco Aurélio Mello, foi contrário ao reconhecimento da segunda união. O caso se referia à disputa entre Cecília Nitz, viúva de Ricardo Nitz, e Irani Luiza da Costa, que viveu por 34 anos ao lado do mesmo homem. “Ela já teve de dividir o marido, teria de dividir também a pensão?”, criticou Marco Aurélio, em seu voto, ao defender que as leis brasileiras impedem o reconhecimento de duas uniões simultâneas.

A ministra Cármen Lúcia e o ministro Ricardo Lewandovski, magistrados que ainda estão no STF, concordaram com Marco Aurélio na ocasião. O então ministro Carlos Ayres Britto foi voto vencido. “Entendo que, se há uma núcleo doméstico estabilizado no tempo, é dever do Estado ampará-lo como se entidade familiar fosse”, defendeu Britto.

No outro recurso julgado pelo STF em 2005, movido pelo estado da Bahia contra decisão do Tribunal de Justiça local, a história de união duradoura e pública, paralela ao casamento, se repetiu. Chama a atenção os nomes dos envolvidos. Waldemar do Amor Divino, enquanto casado, manteve por 37 anos um relacionamento com Joana da Paixão Luz, com quem teve nove filhos. Com a esposa, foram 11 herdeiros.

Ao analisar o caso, o Tribunal de Justiça baiano decidiu pelo rateio da pensão deixada por Waldemar. “Essa situação dos autos, embora desconfortável, é muito comum na cultura brasileira”, disse o juiz que reconheceu a união de Waldemar, mesmo casado, com Joana. No STF, porém, prevaleceu a ideia de que só a viúva tem direitos. “Vislumbrou-se a união estável quando, na verdade, é verificado simples concubinato”, diz a sentença. As decisões judiciais conflitantes mostram o quanto o assunto é polêmico.

Sertão

Temporal causa estragos em Serra Talhada e prefeitura decreta estado de emergência

As chuvas deixaram 78 famílias desabrigadas


Do NE10

 / Foto: Farol de Notícias/ Reprodução

Foto: Farol de Notícias/ Reprodução

O município de Serra Talhada, no Serão de Pernambuco, decretou estado de emergência por 90 dias em virtude dos estragos provocados pela chuva que caiu na cidade na última sexta-feira (28). Quase 80 famílias tiveram suas moradias alagadas.
De acordo com a prefeitura da cidade, choveu 68 mm na última sexta, o que foi suficiente para deixar aproximadamente 78 famílias desabrigadas. Os bairros mais afetados pelo temporal foram Mutirão, Ipsep e São Cristóvão.
Ainda segundo o município, a defesa civil local disponibilizou abrigo para os moradores atingidos, mas as famílias preferiram se abrigar em casas de parentes. A prefeitura garante que a população afetada pelo temporal vai receber assistência e também será cadastrada para o recebimento de auxílio aluguel.
O anúncio de estado emergência foi feito por meio do decreto nº 1.782, assinado pelo prefeito Luciano Duque (PT).

Agricultura

Após três horas, Fetape encerra manifestações em Pernambuco

Os protestos foram feitos em Goiana, Moreno e em Jaboatão dos Guararapes


Do JC Online

Na BR-232, em Moreno, não foi registrado confronto durante o protesto / Foto: @jctransito/Twitter

Na BR-232, em Moreno, não foi registrado confronto durante o protesto

Foto: @jctransito/Twitter

Os protestos realizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Pernambuco (Fetape) na manhã desta segunda-feira (31) encerraram por volta das 9h30. A entidade mobilizou trabalhadores rurais a interditar as BRs 101 e 232 reivindicando medidas do governo para revitalizar a produção canavieira na Zona da Mata. Os protestos foram feitos em Goiana, Moreno e em Jaboatão dos Guararapes. Em Jaboatão, os manifestantes chegaram a entrar em confronto com a polícia. A federação ainda promoveu doação de alimentos e panfletagem na Praça do Derby, na área central do Recife.
Em Jaboatão, os manifestantes se concentraram em frente à Fábrica da Vitarella, na BR-101. O local foi palco de um confronto entre manifestantes e policiais militares. Segundo o presidente da Fetape, Daniel Barros, os policiais utilizaram balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral durante o conflito. "Nós repudiamos imensamente a atitude da polícia durante o nosso protesto. Justamente nesse dia 31 de março, dos 50 anos da ditadura, a Polícia Militar age de maneira equivocada, de modo a reprimir o protesto sem levar em consideração a causa", declarou.
Durante o confronto, um dos manifestantes ficou ferido e foi levado para o Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho. As testemunhas disseram que um motociclista passava no local e se revoltou com o tal manifestante, chegando a agredí-lo. "Na truculência dos policiais, esse agressor passou despercebido. Não se pode admitir isso", disse o presidente da Fetape.
Em Goiana, a manifestação chegou ao fim e os agricultores seguiram pela lateral da BR-101, em direção à zona urbana de Goiana. Na cidade, os cerca de 1,5 mil manifestantes realizariam uma assembleia para fundamentar o protesto de hoje. A via já está liberada para circulação. Em Moreno, na BR-232, o trânsito também foi liberado.
As manifestações afetaram todo o sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife. A PE-60, a PE-28 e a Estrada do Paiva ficaram engarrafadas devido à manifestação na BR-101, em frente à Vitarella. 
As reivindicações da entidade se referem à defesa do trabalho no campo. Um documento com 85 propostas foi enviado aos governos estadual e federal em agosto de 2013, mas a Fetape diz que não recebeu qualquer resposta.

Elton John anuncia que se casará com David Furnish

  • AP Photo/Steve Parsons/PA
    Elton John assinou a união civil com o produtor David Furnish em 2005 Elton John assinou a união civil com o produtor David Furnish em 2005
O ídolo pop britânico Elton John anunciou que se casará com seu companheiro David Furnish depois que a Grã-Bretanha legalizou o casamento gay.

O músico declarou no programa "Today Show" da rede NBC: "Faremos com muita discrição, mas faremos e será uma ocasião muito alegre". O casal, que adotou duas crianças, celebrou uma união civil em 2005.

Uma lei histórica que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor no sábado na Inglaterra e em Gales, a última etapa da longa luta pela igualdade legal para gays e lésbicas na Grã-Bretanha.

"Estou muito orgulhoso da (Grã) Bretanha e das leis que foram aprovadas desde que estamos juntos", declarou Elton John, segundo trechos de uma entrevista que será exibida nesta segunda-feira (31).