Morte por AVC de lutador de MMA é tratada como 'fato isolado' pela Polícia
Reprodução/Facebook
Embora a morte em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral do lutador Leandro de Souza, que lutaria na edição 43 do Shooto, no Rio de Janeiro, tenha reaberta a discussão sobre a questão da perda de peso dentro do MMA, a Polícia do Rio de Janeiro tratará o caso como um ‘fato isolado'. Nesta sexta-feira, o ESPN.com.br confirmou que será aberta uma investigação a fim de encontrar o motivo para o falecimento do atleta.
A 10ª Delegacia Policial de Botafogo, na capital carioca, aguarda os laudos complementares oriundos do Instituto Médico Legal (IML) para abrir a investigação sobre a morte de Leandro. Apesar da polêmica, as autoridades descartam por enquanto qualquer cerco à modalidade, que, assim como a maioria dos esportes de combate, possui a peculiaridade da perda de peso excessiva.
Ainda tratada como ‘fato isolado', a morte de Leandro, de acordo com o laudo do IML, ocorreu por conta de um AVC. Entretanto, no próprio documento, as autoridades não descartam a evolução de uma doença cardíaca; consequência, segundo a tia do atleta, do excesso de exercícios.
"Como enfermeira e conversando com o médico legista depois, posso dizer que o que levou a essa alteração na pressão e ao rompimento no cérebro foi o excesso de exercício por conta do peso que ele tinha que perder de um dia para o outro. O médico legista perguntou se ele tinha alguma doença, e eu disse que não. Aí ele disse que pode ter sido o esforço", contou Elma Caetano dos Santos, em entrevista ao ‘Combate'.
De acordo com a tia do atleta, Leandro passou a madrugada de quarta para quinta na academia, buscando reduzir o peso para 57 kg - limite da categoria dos moscas. Elma acredita que o lutador permaneceu realizado exercícios durante todo o período, até ir para a sauna pela manhã, onde desmaiou e foi encaminhado ao hospital.
A morte de Leandro acabou confirmada na noite da última quinta-feira por André Pederneiras, técnico do campeão do UFC José Aldo e grande nome na organização do Shooto, poucos instantes antes da pesagem para a edição 43, que seria disputada na Hebraica. O luto por conta da tragédia resultou no cancelamento do evento nesta sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário