30.out.2013 - Uma dona de casa afirma ter encontrado um rato morto dentro de uma embalagem de macarrão instantâneo no Bairro Barroso, em Fortaleza (CE). A empresa fabricante já foi notificada e prometeu visitar o local para analisar o caso. A senhora disse que vai procurar a vigilância sanitária e pede aos consumidores que se atentem mais a esse tipo de produto.
Drummond faria 111 anos hoje; o que você sabe sobre o escritor?
Biografia
Nasceu em Minas Gerais, numa cidade cuja memória viria a permear parte de sua obra, Itabira. Seus antepassados, tanto do lado materno como paterno, pertencem a famílias de há muito tempo estabelecidas no Brasil 23 . Posteriormente, foi estudar em Belo Horizonte, noColégio Arnaldo, e em Nova Friburgo com os jesuítas no Colégio Anchieta.4 Formado em farmácia, com Emílio Moura e outros companheiros, fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil.5
Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais, com quem teve dois filhos, Carlos Flávio, que viveu apenas meia hora (e a quem é dedicado o poema "O que viveu meia hora", presente em Poesia completa, Ed. Nova Aguilar, 2002), e Maria Julieta Drummond de Andrade.
No mesmo ano em que publica a primeira obra poética, "Alguma poesia" (1930), o seu poema Sentimental é declamado na conferência "Poesia Moderníssima do Brasil"1 , feita no curso de férias da Faculdade de Letras de Coimbra, pelo professor da Cadeira de Estudos Brasileiros, Dr. Manoel de Souza Pinto, no contexto da política de difusão da literatura brasileira nas Universidades Portuguesas. Durante a maior parte da vida, Drummond foi funcionário público, embora tenha começado a escrever cedo e prosseguindo até seu falecimento, que se deu em 1987 no Rio de Janeiro, doze dias após a morte de sua filha.6 Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas.
Drummond e o modernismo brasileiro
Drummond, como os modernistas,segue a libertação proposta por Mário e Oswald de Andrade; com a instituição do verso livre, mostrando que este não depende de um metro fixo. Se dividirmos o modernismo numa corrente mais lírica e subjetiva e outra mais objetiva e concreta, Drummond faria parte da segunda, ao lado do próprio Oswald de Andrade.
A poesia de Drummond
Estátuas Dois poetas, na cidade dePorto Alegre. Em pé, Carlos Drummond de Andrade. Sentado, Mário Quintana. Drummond tinha um livro de bronze nas mãos, que foi roubado. As pessoas agora colocam sempre um livro nas mãos do poeta. Na foto, o livro que está com ele é "Diário de um Ladrão", do Jean Genet.
Quando se diz que Drummond foi o primeiro grande poeta a se afirmar depois das estreias modernistas, não se está querendo dizer que Drummond seja um modernista. De fato herda a liberdade linguística, o verso livre, o metro livre, as temáticas cotidianas.1
Mas vai além. "A obra de Drummond alcança — como Fernando Pessoa ou Jorge de Lima,Herberto Helder ou Murilo Mendes — um coeficiente de solidão, que o desprende do próprio solo da História, levando o leitor a uma atitude livre de referências, ou de marcas ideológicas, ouprospectivas", afirma Alfredo Bosi (1994).
Affonso Romano de Sant'ana costuma estabelecer a poesia de Carlos Drummond a partir da dialética "eu x mundo", desdobrando-se em três atitudes:
Eu maior que o mundo — marcada pela poesia irônica
Eu menor que o mundo — marcada pela poesia social
Eu igual ao mundo — abrange a poesia metafísica
Sobre a poesia política, algo incipiente até então, deve-se notar o contexto em que Drummond escreve. A civilização que se forma a partir da Guerra Fria está fortemente amarrada ao neocapitalismo, à tecnocracia, às ditaduras de toda sorte, e ressoou dura e secamente no eu artístico do último Drummond, que volta, com frequência, à aridez desenganada dos primeiros versos: A poesia é incomunicável / Fique quieto no seu canto. / Não ame.1 Muito a propósito da sua posição política, Drummond diz, curiosamente, na página 82 da sua obra "O Observador no Escritório", Rio de Janeiro, Editora Record, 1985, que "Mietta Santiago, a escritora, expõe-me sua posição filosófica: Do pescoço para baixo sou marxista, porém do pescoço para cima sou espiritualista e creio em Deus."
No final da década de 1980, o erotismo ganha espaço na sua poesia até seu último livro.
Drummond já foi retratado como personagem no cinema e na televisão, interpretado por Carlos Gregório e Pedro Lito no filme Poeta de Sete Faces (2002)8 e Ivan Fernandes na minissérie JK(2006).
Também teve sua efígie impressa nas notas de NCz$ 50,00 (cinquenta cruzados novos) em circulação no Brasil entre 1988 e 1990.
Atualmente, também, há representações em Esculturas do Escritor, como é o caso das estátuas 'Dois poetas', na cidade de Porto Alegre, e também 'O Pensador, na praia de Copacabana noRio de Janeiro, além de um memorial em sua homenagem da cidade de Itabira.
Larissa Maciel festeja 36 anos grávida de 5 meses de sua primeira filha, Milena
Larissa Maciel festeja 36 anos grávida de 5 meses de sua primeira filha, Milena
Larissa Maciel completa 36 anos nesta quinta-feira (31) grávida de cinco meses de uma menina, Milena, sua primeira filha. A mulher do administrador de empresas André Surkamp está de férias desde o fim da minissérie da Record, "José do Egito", na qual atuava como a personagem Sati. Sua gestação está sendo acompanhada pelos fãs, pois Larissa publica fotos mostrando a barriguinha no instagram, rede social pela qual anunciou que ia ser mamãe. A atriz mostrou que sua gravidez não é motivo para ficar longe da academia, através do instagram. Em setembro, com quatro meses de gravidez, Larissa publicou foto na academia fazendo pilates e comentou que, mesmo depois da gravidez, não precisou suspender seus exercícios. Em entrevista à revista "Caras", a atriz contou que a escolha do nome veio através de um sonho. "Sempre imaginei que meu primeiro filho seria uma menina. Mas quando descobri a gravidez, a questão da preferência passou. Alguns familiares insistiam que eu seria mãe de menino, e já estava me acostumando com a ideia. Uma noite sonhei que amamentava uma criança chamada Milena. Quando fiz o ultra e descobri o sexo, eu e André não tivemos dúvidas quanto ao nome. Foi muito simbólico". Ela e o marido estão casados há 4 anos e juntos há 13. A atriz considera que esse é o momento certo para ser mãe. "Estou estabilizada profissionalmente, me sinto mais segura em relação à vida e como mulher. Eu e André aproveitamos muito os nove anos em que namoramos e depois os quatro de casamento sem filho. Curtimos nossa casa, um ao outro. E somos caseiros. Agora, então, estou querendo ficar ainda mais no nosso ninho", disse à publicação. Para o papel de "José do Egito", seu mais recente trabalho, a atriz passou por uma transformação radical no visual, tendo que raspar seus cabelos. A transformação foi feita no salão de Celso Kamura, hairstylist queridinho de famosas como Angélica e Grazi Massafera. No seu blog, Larissa contou que tem se inspirado no cabelo da atriz Anne Hathaway, que também raspou os cabelos por conta de uma personagem. Antes de atuar na emissora, Larissa atuou na TV Globo, no cinema e em diversas peças de teatro. Seu último personagem na programação global foi como Felícia Lobato, em "Passione" (2010), mas a atriz ganhou destaque na TV ao interpretar Maysa Monjardim na série sobre a vida da cantora, "Maysa - Quando Fala o Coração", no ano anterior, dirigida por Jayme Monjardim.
Roberto Carlos vai lançar biografia em abril de 2014: 'Estou muito contente'
Roberto Carlos vai lançar uma biografia autorizada em abril de 2014. O cantor faz o anúncio em meio às polêmicas com os livros com histórias não autorizadas, no qual já se envolveram também Caetano Veloso e Chico Buarque. "Há quatro anos estamos trabalhando na edição de um livro de fotografias minhas. Durante todo esse tempo pesquisamos e selecionamos imagens que vão mostrar vários momentos da minha vida profissional e pessoal. Estamos muito próximos da edição deste livro. Estou muito contente com tudo que está sendo feito", anunciou Roberto Carlos. A narrativa da biografia será composta por 500 músicas cantadas pelo rei da música. A tiragem da obra será de três mil exemplares numerados pesando 25 quilos e com valor de R$ 6,5 mil. Segunda a editora, eles não serão reimpressos. O livro foi anunciado desde 2011, quando Roberto lançaria a edição para colecionador em um show feito em Jerusalém. Porém, o projeto foi adiado devido ao perfeccionismo do cantor. Em entrevista recente ao programa "Fantástico", o rei afirmou que é a favor do projeto de lei que está no Congresso que pretende liberar a publicação de biografias não autorizadas. Porém, em 2007, após uma ação judicial movida pelo cantor, milhares de exemplares da biografia "Roberto Carlos em detalhes", escrita pelo jornalista e historiador Paulo César de Araújo, foram recolhidos das livrarias. Já na vida pessoal, Roberto Carlos também está bem. De acordo com o colunista Cacau Menezes, do "Diário Catarinense", o cantor estaria vivendo um romance com uma loira de Florianópolis, bem mais jovem que ele. De acordo com fonte do jornalista, que, segundo ele, viu a foto do casal no celular, o casamento deles ainda não está marcado porque a moça não quer.
Anitta vende 120 mil cópias de 'Show das Poderosas' e conquista disco de platina
Anitta vai receber das mãos do presidente da Warner Brasil o disco de platina pela venda de 120 mil cópias do CD "Show das Poderosas". A entrega vai acontecer na próxima semana, no lançamento do clipe da música "Zen", na casa noturna Palaphitas, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação é do colunista Leo Dias, do jornal "O Dia", desta quinta-feira (31). A funkeira se prepara para gravar o seu primeiro DVD no dia 15 de fevereiro, no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Raoni Carneiro, marido da atriz Fernanda Rodrigues, vai ficar com a direção deste trabalho. Nesta quarta-feira (30), Anitta prestigiou a festa de aniversário do humorista Paulo Gustavo, no Rio. Em recente participação no programa "Altas Horas", da TV Globo, ela contou que começou a cantar na igreja e recebeu o apoio do avô para investir na carreira musical. "Ele era católico e ia para missa sempre, e eu passei a ir também só para cantar. Eu achava que as pessoas, que estavam lá para ver a missa, estavam ali para me ver. Eu amava cantar na igreja", declarou.
Record não quer nova namorada de Roberto Justus circulando pela emissora
Alguns diretores da Record não querem que a nova namorada de Roberto Justus, a modelo Ana Paula Siebert, comece a circular pelos corredores da emissora. A decisão tem um motivo. Segundo a coluna "Outro Canal", do jornal "Folha de S. Paulo" desta quinta-feira (31), eles querem evitar um possível encontro entre Adriane Galisteu e Ticiane Pinheiro, ex-mulheres do empresário, com a nova eleita.
Em julho deste ano, Justus disse em entrevista à revista "Alfa" que seu casamento com Galisteu foi "relâmpago e pouco relevante". A apresentadora rebateu o comentário. "Só posso dizer que foi muito deselegante", disse ela, ao jornal "Extra". Antes, em entrevista à revista "A", de Ana Maria Braga, ela já tinha comentado a união. "Foi um casamento super precipitado e desnecessário". Os dois se casaram em 1999 e ficaram juntos por apenas oito meses.
Com Ticiane Pinheiro, Roberto Justus ficou casado por sete anos. A união chegou ao fim em maio deste ano. Dela, o apresentador e empresário só tem elogios. "Fantástica! Foi a relação mais completa da minha vida", disse ele à revista "Alfa".
Já seu namoro com Ana Paula Sibert tornou-se público em agosto, três meses após o divórcio. Em conversa com o jornal "Extra", a modelo elogiou o namorado. "Roberto é fofo, moleque, amigo, divertido, amável, mas ao mesmo tempo tem personalidade, é inteligente, maduro e decidido. Esse conjunto me encanta muito", derreteu-se a loira.
E, pelo visto, o empresário está animado para seu futuro ao lado dela. "Tive quatro casamentos, quem sabe não vou para o quinto! Sempre falei que amo estar casado, por isso repeti tantas vezes", disse Justus, de 58 anos, em entrevista ao jornal "O Dia".
Bárbara Evans quer ser apresentadora infantil e diz que se
afastou da mãe por ordem médica: ‘Ela está de namoradinho novo’
Com o cenário urbano de São Paulo ao fundo, sua nova cidade, Bárbara Evans posou para a Retratos da Vida, falou de planos para o futuro, sobre o fim do namoro com Matheus Verdelho e conta que se afastou da mãe, Monique Evans, por ordem médica. Após abocanhar o prêmio de R$ 2 milhões, a loura de 22 anos revela o sonho de trabalhar com crianças.
“Quero um programa voltado para o público infantil. Essa ideia estava adormecida, mas as crianças me fizeram acreditar que era possível. Elas me tratam como uma Barbie humana, mexem no meu cabelo, querem me maquiar, pintar as unhas. Quero estudar para aproveitar as oportunidades que possam surgir’, diz a modelo, fã de carteirinha de Xuxa: “Mas quero fazer algo diferente. Aquela fase já passou”.
Bárbara também lançará uma linha de produtos com o seu nome e acredita que o fato de ter posado nua para a “Playboy”, em 2011, não irá atrapalhar seus projetos: “Foi muito bom na época. Era meu sonho comprar um carro. É só não fazer de novo”, diz. Ela se reencontrou com o pai, o empresário José Clark, e afirma que não levou puxão de orelha pelas estripulias debaixo do edredom com o agora ex. “Nem tocou no assunto. Se tivesse incomodado com certeza falaria. Meu maior medo era sair da casa e não ser aceita por ele, mas me abraçou e disse: ‘Filha, está de parabéns’”.
Longe da mãe por orientação médica
Com a agenda cheia, a jovem confessa que se precipitou ao cogitar engravidar de Matheus durante o confinamento: “Quero ser mãe, amo crianças! Pensamos naquela loucura, mas não temos nem tempo de namorar, quanto mais ter um filho. Quem sabe quando a poeira baixar. Estou focada no trabalho”.
A nova milionária revela também que se afastou da mãe por pedido dos médicos: “Soube que ela está namorando, namoradinho novo. É algo bem recente. Torço para que se cure, pela vitória dela. Se sou essa pessoa que sou, devo a ela”.