Ao Vivo

29 de dezembro de 2013

TV » Os remakes chegam com fôlego em 2014

Agência O Globo



A TV em 2014 terá um certo ar de déjà vu. Duas das mais aguardadas produções são remakes de novelas que fizeram sucesso em outros tempos. Exibida originalmente entre 1971 e 1972, a nova versão de "Meu pedacinho de chão" entra na grade a partir de abril, ocupando o lugar de "Joia rara" no horário das 18h da Globo. Da autoria de Benedito Ruy Barbosa, a trama dirigida por Luiz Fernando Carvalho terá uma duração mais curta. Os 185 capítulos serão condensados em 115, o que resultará em menos de cinco meses no ar. Juliana Paes, Osmar Prado e Antônio Fagundes são alguns dos nomes confirmados no elenco, que também terá a presença dos novatos Bruno Fagundes e Johnny Massaro.
Já no segundo semestre, a novidade é a estreia de "O rebu", sucesso policial de Bráulio Pedroso de 1974, com Ziembinski, Lima Duarte e Arlete Salles. Com texto de George Moura e direção-geral de José Luiz Villamarim - dupla por trás da minissérie "Amores roubados", no ar no próximo dia 6 -, a nova novela das 23h promete manter a "modernidade narrativa" da primeira versão. A história acontece em 24 horas, em três tempos: em uma festa onde se passa um crime, na manhã seguinte, quando a polícia investiga o ocorrido, e a partir de flashbacks dos personagens que estavam no local. A identidade do morto e do assassino são reveladas apenas no final.
- Essa complexidade narrativa me fascinou profundamente. A ideia é que, a cada capítulo, tenhamos uma pulsação com acontecimentos, fatos e emoções que se assemelham à narrativa de uma série. Não tem barriga. Queremos que seja naquele estilo "tudo ao mesmo tempo agora" - adianta George Moura.
Para deixar a novela com ritmo de seriado, os 134 capítulos serão reduzidos a 40, conta Villamarim, lembrando que "O rebu" está em fase de pré-produção, com a escolha das locações e seleção do elenco - Patricia Pillar e Tony Ramos já estão confirmados nos papéis principais.
- Vamos mexer bem na história - conta ele.
Segundo George, a essência será mantida.
- Preservaremos a estrutura narrativa, adaptaremos os personagens e reinventaremos a trama.
O investimento em readaptações só reforça a tendência que mostrou fôlego em 2013. Neste ano, a Record refilmou a novela "Dona Xepa" e a série "Família trapo". O SBT levou ao ar uma nova "Chiquititas". E a Globo, que já havia refeito recentemente "O astro", "Gabriela" e "Guerra dos sexos", levou para o horário das 23h uma nova versão de "Saramandaia", de Dias Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário