Ao Vivo

2 de janeiro de 2014

MÚSICA

Meio século de invasão britânicaFoto: AFP

Há 50 anos, os Beatles se preparavam para desembarcar em solo americano e mudar a história do rock'n?roll para sempre



Em 22 de novembro de 1963, dia em que John F. Kennedy foi baleado mortalmente em Dallas, Texas (EUA), os Beatles lançavam o segundo álbum, With The Beatles. Para os americanos, o presidente da nação mais poderosa do mundo ser assassinado em seu próprio território parecia tão improvável quanto um grupo inglês de rock ocupar os cinco primeiros lugares da parada de sucessos da Billboard’s. Os dois acontecimentos aconteceriam com uma diferença de três meses entre eles.
Há 50 anos, os Beatles começavam a preparar o terreno para o fenômeno pop que passou à história como The British Invasion, a invasão britânica, que deve render, em 2014, muitas páginas em jornais e revistas, relançamentos de discos e a volta aos palcos de bandas de que poucos ainda se lembram.
No dia 1º de janeiro de 1964, há meio século, ruas, lojas, vitrines, calçadas e postes em todos os Estados Unidos amanheceram com uma frase: “Os Beatles vêm ai”. Eles chegaram em 7 de fevereiro, promovidos pela maior campanha publicitária já vistas nos EUA, a um custo de espantosos US$ 50 mil dólares. Pelo contrato, ganhariam US$ 6,5 mil por apresentação. No recém-batizado aeroporto John F. Kennedy em Nova Iorque, uma multidão ensandecida os esperava.
Leia matéria na íntegra na edição desta quinta-feira (2/1) do Caderno C, no Jornal do Commercio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário