Ao Vivo

3 de janeiro de 2014

RECUPERAÇÃO» Segundo gêmeo siamês deixa UTI do Imip

 (Nando Chiappetta/DP/D.A Press)Saulo deixa a UTI, mas irmãos siameses separados no Imip ainda não têm previsão de alta




O bebê Saulo, um dos gêmeos siameses que foram separado em cirurgia no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), já está na enfermaria. A criança saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nessa quarta-feira (01) e se recupera bem ao lado do irmão Davi, que deixou a UTI no último dia 21. Os dois meninos já completaram sete meses, mas ainda não têm previsão de alta.

Os gêmeos compartilhavam o fígado e o músculo do diafragma e passaram por uma operação para separação no último dia 17. De acordo com o Imip, a intervenção cirúrgica para separação anatômica e funcional de ambos durou 4h22 e teve a participação de uma equipe composta por 11 especialistas, entre cirurgiões pediátricos, cirurgiões plásticos e anestesiologistas, além de três enfermeiras, quatro instrumentadoras e seis técnicas de enfermagem.

Durante o procedimento foi constatado que, além da existência do compartilhamento do fígado, havia compartilhamento de segmento anterior do musculo diafragma. Após a separação, cada um dos meninos ficou com metade do fígado. Os gêmeos foram submetidos a uma reconstrução do diafragma, além da reconstrução da parede abdominal e torácica antero inferior com aposição de tela.

Há dois meses, as crianças receberam expansores, aparelhos necessários para esticar a pele dos bebês e prepará-los para o procedimento definitivo de separação, de uma médica que preferiu não ter a identidade divulgada. De acordo com o chefe da Cirurgia Plástica do IMIP, Rui Pereira, este é o primeiro de vários procedimentos cirúrgicos a que o gêmeos deverão ser submetidos.

A mãe, karine Medeiros, está contente com a evolução positiva do quadro clínico dos filhos, mas preocupada com o retorno para casa. Diz que o imóvel onde mora não cabe sequer mais um berço para abrigar as crianças. Não sabe como eles vão dormir. Karine descobriu que estava grávida de siameses quando fez uma ultrassonografia. Desde julho do ano passado, os meninos aguardavam para fazer o procedimento de separação.

Karine está acompanhando as crianças no Imip desde a cirurgia. O marido ficou em casa, cuidando dos outros dois filhos do casal. A família reside no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, numa casa pequena de apenas dois cômodos. Karine sonha com uma casa própria, maior, para poder acomodar melhor a família.

Histórico
Davi e Saulo nasceram no dia 13 de maio no próprio Imip. Exames só revelaram a condição dos gêmeos no quinto mês de gestação, quando um ultrassom revelou que eles estavam unidos pela barriga. Quando os bebês nasceram, os médicos identificaram que os siameses dividiam o mesmo fígado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário