Ao Vivo

30 de março de 2014

Cientistas conseguem reconstruir rostos ao ler a sua mente


Baseado em varreduras cerebrais, 
cientistas criaram um software que 
recria rostos baseado na memória dos 
pacientes



Reprodução / Yale
Reprodução / Yale
Fantasiando sobre uma antiga paixão? Prefere uma celebridade em vez do seu parceiro atual? Cuidado: cientistas podem reconstruir os rostos que você pensa a partir de uma varredura do cérebro.
Pesquisadores de Yale estão usando exames de ressonância magnética funcionais para reconstruir imagens de rostos de pessoas que outras pessoas estão pensando. Ao mostrar a seis indivíduos 300 rostos diferentes e então realizar as varreduras cerebrais, Alan S. Cowen e Brice Juhl conseguiram ensinar a um software como usar raciocínio estatístico para associar sinais cerebrais com características faciais.
Então, eles mostraram aos seis indivíduos novos conjuntos de rostos, e escanearam os cérebros enquanto eles pensavam neles. Usando apenas os exames de ressonância magnética, os pesquisadores conseguiram fazer o software reconstruir os rostos que as pessoas pensavam. Os resultados de alguns experimentos estão na imagem que ilustra o post.
As reconstruções não são perfeitas, mas vale lembrar que é praticamente uma leitura mental. Cowen também acredita que a precisão vai melhorar dramaticamente ao construir um banco de dados para as técnicas estatísticas ficarem mais precisas.
Tudo isso é possível por causa da forma como nosso cérebro trabalha. “Nós percebemos rostos com um nível muito maior de detalhes do que percebemos outras coisas”, explica Cowen, o que significa que é mais fácil reconstruir um rosto do que, digamos, uma paisagem que tenhamos visto.
Isso não diminui o fator impressionante do trabalho, no entanto. Tome cuidado na próxima vez que estiver no hospital e acabar pensando por um tempo na sua ex – alguém pode estar observando seus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário