Ao Vivo

29 de março de 2014

Dilma autoriza ocupação do Complexo da Maré

Operação será iniciada na madrugada deste domingo (30)

Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro (foto: MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO CONTEÚDO)
Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro (foto: MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO CONTEÚDO)
29 MARÇO, 16:15SÃO PAULOZBF
(ANSA) - A presidente Dilma Rousseff (PT) assinou, na noite de sexta-feira (28), decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com o Palácio do Planalto, o decreto presidencial será publicado na edição da próxima segunda-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU). A GLO confere poder de polícia às Forças Armadas, isto é, autorização para patrulha, vistoria e prisões em flagrante.
    Segundo o Ministério da Defesa, o período e o território de vigência da GLO, bem como o efetivo que será empregado na Maré, só serão divulgados após a publicação do decreto presidencial. Militares que participaram da preparação da ocupação, no entanto, dizem que o Exército entrará nas 16 favelas da Maré no próximo fim de semana. Na madrugada deste domingo (30), o complexo será ocupado por cerca de mil homens da Polícia Militar, que terão o apoio de blindados da Marinha e de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Federal.
    Depois que o controle do território for retomado pelas forças de segurança, apenas a PM permanecerá na região, realizando operações de busca a traficantes, armas e drogas. No próximo fim de semana, os PMs serão substituídos pelos militares do Exército, que patrulharão as comunidades até o segundo semestre, quando serão implantadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na região. Com informações do Estadão Conteúdo. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário