Ao Vivo

1 de abril de 2014

Garoto bombado vira sensação na internet aos 8 anos, mas é alvo de críticas

do UOL Esporte, em São Paulo
Na internet, as fotos do garotinho fortão causaram críticas de quem considera que ele não deveria se exercitar desta forma tão cedo Leia mais Reprodução/Instagram
"Achei esse garoto no Instagram e isso me colocou um sorriso no rosto. Apenas sete anos e está mostrando dedicação. É legal influenciar uma geração que quer viver feliz e saudável", disse Medrano.
Mas a reação não foi correspondida por boa parte dos internautas, gerando uma onda de críticas à família de Brandon, por deixá-lo fazer fazer exercícios físicos nesta idade.
Em entrevista ao Daily Mail, Brandon contou que o que ele quer, na verdade é virar um ginasta – outro esporte que leva crianças a terem corpos definidos. E quer conquistar um ouro olímpico. "Eu quero poder fazer tudo o que Frank (Mendrano) faz e quero ser forte como ele", disse o aspirante a atleta.Brandon Plake, de apenas oito anos, poderia estar brincando com seus carrinhos, passeando em parques ou vendo um desenho animado. Em vez disso, ele prefere fazer flexões, barra e abdominais. O resultado? Um corpo digno de fisiculturista que não passou quando uma celebridade norte-americana compartilhou uma de suas imagens mostrando o físico fortão.
Plake tem apenas 25 quilos, mas os músculos definidos impressionam quem vê suas fotos e vídeos. A mesma reação teve Frank Medrano, fisiculturista que viu imagens do garoto na internet e compartilhou, gerando toda a febre em torno do garoto.
O pai do garoto, Mark, de 32 anos, ignora a crítica. Um jogador de futebol semiprofissional, ele explicou a súbita atenção a Brandon. "Foi maluco, Frank o viu no Instagram, postou em seu Facebook e se tornou viral. De repente tinha gente falando dele em Hong Kong, na Austrália… Brandon ficou feliz em ser visto como herói. Ele não precisava disso, mas serviu de motivação."
Mark diz que o corpo do filho não foi moldado pela prática de musculação – por assim dizer. Ele gosta de exercícios chamados de calistênicos, sem o uso de equipamentos, sem "puxar ferro".
"Ele é muito ativo desde pequeno, mas não levanta nenhum peso. Ele faz ginástica (artística) e seu físico vem daí. Ele é determinado. De repente chego e ele diz que fez 50 repetições na barra. Ele se desenvolveu muito no último ano, é doido de ver."
A família admite que tem ouvido críticas, mas se defende dizendo que não o força a fazer nada. Mark diz que há muitos pais obrigando seus filhos a jogarem futebol, ou fazerem outra atividade, e que no caso de Brandon eles dão liberdade para ele fazer o que quer.
"Não há excessos no que Brandon faz. É completamente natural e é ótimo que ele seja assim. É algo a ser celebrado", defende Andy Myers, um amigo da família que é personal trainer e que dá algumas 'dicas' para o jovem. "Isso é apenas comer bem, dormir bem e ficar livre de stress."
A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda que crianças façam exercícios de força, como a musculação, antes que se atinja a puberdade. As idades indicadas costumam ser de 14 anos para meninos e 16 para meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário