Ao Vivo

30 de setembro de 2014

Julia Lemmertz: "Já meditei até em avião"

A atriz Julia Lemmertz revela os benefícios trazidos pela meditação transcendental

MARCELA BUSCATO
A atriz Julia Lemmertz pratica meditação transcendental. Ela aprendeu a técnica há 30 anos, incentivada por amigos (Foto: Stefano Martini/ÉPOCA)
Uma série de estudos científicos revelou nos últimos anos que a meditação traz transformações físicas e mentais. A prática das mais diversas modalidades, antes circunscritas à rotina de algumas religiões, ganhou espaço nos hospitais, usada em tratamentos médicos, e até nos escritórios (leia a reportagem completa). A atriz Julia Lemmertz contou a ÉPOCA como incorporou o hábito ao seu dia a dia e os benefícios que ele traz para sua vida.
"Alguns amigos que praticavam meditação transcendental me levaram para um encontro em 1983. Fui por curiosidade. Acabei me interessando, e fiz o curso. Essa técnica foi criada pelo mestre indiano Maharish Mahesh Yogi, que trouxe a meditação para o Ocidente, para nossa vida de cidade grande. Cada pessoa tem um mantra, dado pelo seu instrutor de meditação. Pratico todos os dias. O ideal são duas sessões: uma de manhã, antes do café, e outra ao final do dia. Tenho uma prática bem constante, mas já tive meus períodos de correria. Meditava onde pudesse, na hora que desse. Já meditei até em avião. É só fechar os olhos, pensar no mantra e as pessoas pensam que você está dormindo.
>> Caio Blat: "Toda atividade é uma forma de meditação"
No início, é uma descoberta. É preciso aprender a não nos obrigar a manter a concentração. Basta sentar confortavelmente, fechar os olhos e pensar no mantra. Os pensamentos veem e, sutilmente, você vai alternando pensamento e mantra. Chega um momento em que você não pensa nem em um nem no outro. É aí que está a transcendência.
>> Gisele Bündchen: "Acordo às 5h30 para meditar"
A meditação gera um bem estar enorme. Melhora a concentração e a qualidade do sono. Sinto que me descansa profundamente do estresse do trabalho e da correria da vida. Tenho mais energia e facilidade para resolver as coisas do dia a dia. Parece que ganho mais espaço interno, como se a cada dia apagasse uma lousa toda escrita e ganhasse espaço pra escrever mais. Na medida em que se medita regularmente, você se sente bem e consegue melhorar sua relação com tudo. É um movimento de dentro para fora."

Nenhum comentário:

Postar um comentário