Ao Vivo

28 de novembro de 2014

Por causa de internação de Pelé, universidade adia entrega de título de Doutor Honoris ao craque


Pelé, em foto de setembro de 2014 (Foto: Silvia Izquierdo/AP)
 
De acordo com o último boletim médico, Pelé apresentou melhora de sua condição clínica, mas seguirá sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O ex-craque está internado desde segunda-feira (24) com infecção abdominal e está fazendo hemodiálise como tratamento de suporte renal. Por isso, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) adiou a solenidade que outorgaria o título de Doutor Honoris Causa a Pelé, na próxima segunda (01), no Teatro Coliseu, em Santos. A nova data depende da recuperação do Rei do Futebol.
A homenagem é para personalidades com contribuição social significativa e, detalhe, Pelé se formou em Educação Física, em 1974, na instituição. Dentro ou fora dos campos, o ex-jogador sempre defendeu prioridade para a educação - ao marcar o milésimo gol no Maracanã, em 1969, pediu que o Brasil cuidasse das crianças. Em 1994, foi nomeado Embaixador da Unesco para a Educação, Ciência e Cultura. Em 1998, quando era ministro dos Esportes do Brasil, estrelou uma campanha na TV pela permanência das crianças nas escolas, cantando a música ABC, de sua autoria. Em maio deste ano, Pelé também lançou o Programa Esportivo Lúdico Educacional (PELE), voltado para o ensino de Educação Física.
Este é o primeiro título de Doutor Honoris Causa que será concedido a Pelé no Brasil. Em abril deste ano, ele também recebeu essa comenda da Universidade de Hofstra, em Nova York (EUA). “É um título com contexto mundial, que pouquíssimas pessoas recebem”, explica Renata Viegas, reitora da Unimes. A propósito: Joshua, filho de Pelé que joga futebol nas categorias de base do Santos, já decidiu seguir os passos do pai cursando Educação Física na mesma instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário