Ao Vivo

30 de dezembro de 2014

Arquidiocese do Rio reclama de montagem com Cristo feita para divulgar possível vinda de Madonna


Montagem mostra Cristo Redentor em alusão ao novo disco da Madonna (Foto: Reprodução)
 
Na figura do Cardeal Dom Orani João Tempesta, a Arquidiocese do Rio de Janeiro não gostou nada de ver circulando na internet uma montagem feita com a imagem do Cristo Redentor. O feito é para badalar a possível vinda de Madonna para o Réveillon carioca. Acontece que o estilista Riccardo Tisci, da Givenchy, vai dar uma festança durante a virada do ano em solo carioca e ao que todo indica, a Material Girl é uma das convidadas. No último fim de semana, o italiano postou em seu instagram uma montagem feita com a imagem do Cristo, que aparece envolto em fios pretos - uma alusão à capa do novo CD de Madonna, Rebel Heart, no qual ela também aparece enrolada em fios pretos, dando a sensação de estar presa. Na legenda do post, Tisci escreveu: "Se prepara Rio". E marcou o instagram oficial de Madonna. Ainda na tarde de sábado (27), a notícia ganhou mais relevância após Madonna postar - também no Instagram -  uma foto com a seguinte legenda: “Venho com muita bagagem”. E ainda por cima marcou Tisci na rede social.
Bastou isso para a possível confirmação da vinda cantora ao Rio virar manchete mundo afora; e a tal montagem com o Cristo ganhar destaque em jornais e sites de fofocas. O arcebispo do Rio de Janeiro reprovou a, digamos, brincadeira e reforça que a utilização da imagem do Cristo Redentor deve ser autorizada pela Arquidiocese do Rio, detentora dos direitos patrimoniais de autor sobre o monumento que não só é um símbolo da cidade e do Brasil, mas um Santuário que comporta dentro da Imagem uma capela. O posto de Riccardo Tisci, até o momento, não foi apagado.
Essa não é a primeira vez que o Cristo Redentor é envolvido em uma polêmica do gênero. No meio do ano, a Arquidiocese também vetou o cineasta José Padilha de usar o Cristo em uma cena do episódio 'Inútil Paisagem' do filme 'Rio Eu te Amo', que foi considerada desrespeitosa. Na época, a cena em questão seria protagonizada pelo personagem de Wagner Moura — dirigindo-se ao Cristo Redentor enquanto voava de asa delta e terminava com o personagem dando uma banana para o Cristo. Através um comunicado oficial, a Arquidiocese ressaltou que a decisão de não autorizar a veiculação das imagens não era uma forma de cerceamento à liberdade de expressão, mas sim, meio hábil de garantia da preservação de imagem religiosa e da fé.
Enquanto isso, a vinda de Madonna ainda é um mistério. A festa de Tisci vai sim acontecer e a coluna apurou que o estilista tentou, sem sucesso, fechar a piscina do Hotel Fasano, na praia de Ipanema. Duas produtoras que trabalham com ele estão na cidade desde o Natal cuidando dos detalhes da festa, que deve acontecer em uma mansão alugada na zona sul carioca. A vinda de outros dois nomes de peso - Naomi Campbell e Kate Moss - já é dada como certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário