Ao Vivo

28 de fevereiro de 2015

RSS

Jovem de 14 anos pede autorização para eutanásia; governo do Chile nega

Um dos irmãos de Valentina morreu aos seis anos por causa da mesma doença

REDAÇÃO ÉPOCA


Valentina Maureira (Foto: (Foto: Reprodução/Facebook/ Valentina Maureira))
Nesta semana, a chilena Valentina Maureira, de 14 anos, postou no Youtube um vídeo pedindo à presidente do Chile, Michelle Bachelet, autorização para a prática da eutanásia. A menina sofre de uma doença crônica, a fibrose cística. Além dela, na família, os dois irmãos nasceram com a doença. Um deles morreu aos seis anos e o outro tem o quadro sob controle.
De acordo com o portal chileno Emol, em resposta ao pedido da menina, o subsecretário de saúde, Jaime Burrows, disse que “existe um princípio que é necessário respeitar, que é o valor à vida”. Por isso, o governo não poderia permitir que a jovem antecipasse sua morte.

Ainda segundo as explicações do subsecretário ao portal, a única alternativa – que contempla a Lei dos Direitos e Deveres dos Pacientes do Chile – seria suspender os tratamentos que prolongam a vida da menina. Nesse caso, a decisão final caberia ao Comitê de Ética do hospital onde ela está internada.

>>> Morre americana com câncer terminal que anunciou suicídio assistido

Em nome da presidente, ele também disse que o governo cumprirá o papel de apoiar a família em tudo o que seja necessário. No vídeo, Valentina diz estar cansada de viver com a doença e pede por uma injeção que a faça dormir para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário