Ao Vivo

1 de abril de 2015

"Ela pensou que fosse uma arma", confirma fotógrafo sobre menina síria

Em entrevista à 'BBC', Osman Sağırlı diz que menina de quatro anos se assustou ao ser fotografada em campo de refugiados em dezembro de 2014

REDAÇÃO ÉPOCA

Imagem de menina síria que confundiu câmera fotográfica com cano de uma arma viralizou na internet (Foto: Osman Sağırlı/reprodução)
A foto de uma criança com as mãos para cima no campo de refugiados de Atmeh, na Síria, comoveu internautas e ganhou as redes sociais na última semana. Surgiram dúvidas sobre a veracidade da imagem. O mistério foi esclarecido agora pela rede britânica BBC,que localizou o fotógrafo responsável pela imagem.
Em entrevista à BBC, ofotógrafo turco Osman Sağırlıdisse que a foto mostra uma menina síria chamada Hudea, de quatro anos. Também segundo ele, a foto foi tirada em dezembro de 2014 (e não em 2012, como estavam especulando), a 10 km da fronteira com a Turquia. Hudea, a mãe e dois irmãos chegaram ao campo de refugiados depois de deixar a cidade de Hama, na Síria. A casa da família fica a 150 km de Atmeh.
"Eu usei uma lente de telefoto e ela pensou que fosse uma arma", disse Sağırlı à BBC. Para o fotógrafo, fazer registros de crianças em situações como esta é particularmente revelador. "Normalmente as crianças correm, escondem o rosto ou sorriem quando veem uma câmera". Depois do clique ele percebeu que Hudea tinha ficado assustada. Além de levantar os braços, a menina mordia os lábios.

>>> Garoto que levou chute ao tirar selfie pode ganhar US$ 250 mil
A foto foi publicada pela primeira vez em janeiro deste ano no jornal Türkiye newspaper, onde o fotógrafo trabalhou durante 25 anos cobrindo guerras e desastres naturais. A repercussão na época foi menor já que o conteúdo estava em turco. Na terça-feira passada (24), a fotojornalista Nadia Abu Shaban, baseada em Gaza, publicou a imagem em seu Twitter com dizeres em inglês: "Pensou que era uma arma, e não uma câmera. Então ela se rendeu". A imagem foi retuitada mais de 16 mil vezes. Logo surgiram acusações de que a foto era falsa e levantava dúvidas sobre o autor. Nadia confirmou que não tinha tirado a foto, mas não sabia explicar quem havia feito o registro. A entrevista de Sağırlı colocou fim ao mistério. 

>>> Depois da internet, a política nunca mais será a mesma

Nenhum comentário:

Postar um comentário