Ao Vivo

3 de dezembro de 2013

Papa sai do Vaticano à noite para dar dinheiro aos pobres, diz arcebispo


Uma declaração do arcebispo polonês Konrad Krajewski  levantou a expectativa de que o papa Francisco o acompanha em saídas noturnas para ajudar pessoas pobres nas ruas de Roma, na Itália, inclusive dando dinheiro.
Segundo Krajewski, o papa já fazia isso quando era arcebispo em Buenos Aires e tinha expressado muitas vezes a vontade de acompanhá-lo em suas missões noturnas.
Como arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergolio (nome de batismo do papa) já era conhecido por sair muitas vezes à noite para encontrar e conversar com pessoas, e às vezes comprar algo para comer.
"Quando eu digo a ele que estou indo para a cidade à noite, há o risco constante de que ele queira ir comigo", disse.


 "Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo", disse o pontífice, em discurso direcionado a autoridades, diplomatas, políticos e artistas, no Theatro Municipal, na área central do Rio de Janeiro. Segundo ele, um país cresce quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais. "Quando os líderes dos diferentes setores me pedem um conselho, a minha resposta é sempre a mesma: diálogo, diálogo, diálogo", afirmou .
Ao ser questionado se o papa de fato deixava o  Vaticano para  sair pelas ruas romanas às escuras, o arcebispo sorriu, mas não respondeu. Disse apenas "próxima pergunta, por favor", o que foi interpretado por alguns como uma confissão dos passeios secretos de Francisco.
Guardas do Vaticano teriam confirmado ao jornal "The Huffington Post" as escapadelas do pontífice, que deixa o Vaticano usando roupas comuns de sacerdote.
Há rumores de que outros papas anteriores também teriam deixado o Vaticano à noite. Um deles é o papa João 23, que saia para apreciar a beleza de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário