Ao Vivo

31 de março de 2014

Música »Igor de Carvalho lança singles para divulgar primeiro disco soloMúsico usa a internet para chegar com mais facilidade ao público

Pedro da Hora - Diario de Pernambuco


Artista vai lançar disco em abril. Foto: Igor de Carvalho/Divulgação
Artista vai lançar disco em abril. Foto: Igor de Carvalho/Divulgação
Sem o auxílio de grande gravadora, produzir um CD ainda é tarefa complicada. Superando dificuldades, o músico pernambucano Igor de Carvalho projeta para o próximo mês o lançamento do primeiro álbum solo, A TV, a lâmpada e o opaxorô, e publica singles no YouTube para divulgar o trabalho. Seguindo em frente, lançado nesta quarta-feira (26), é o segundo a chegar à web. O primeiro,Samba que não fiz pra Rosa, teve mais de 4,3 mil acessos até o momento (Ouça as músicas abaixo).

Com quatro anos de carreira, Igor usa as mídias digitais como forma de chegar com mais facilidade ao público. "É o atalho para chegar aos ouvidos das pessoas. A força que a internet tem cresce a cada momento. A gente precisa torná-la nossa aliada", justifica. "Como músico independente tenho que correr atrás...Se formos esperar grandes produtores, a dificuldade é grande".

A mistura de ritmos é uma marca no trabalho do músico. Ele passeia por samba e rock em suas composições. "Eu escuto muitas músicas e me deixo influenciar por isso. A gente vai criando onde dá certo", conta Igor, que integrou a banda Zé Bonina, com forte influência de samba.

A religião também tem força no processo de criação do artista. "Eu sou formado pelo candomblé e tento colocar um pouquinho da minha espiritualidade na música. Mesmo que eu não fale muito sobre isso nas canções, coloco influências, como o tambor" afirma.

A mistura de ritmos é uma marca no trabalho do músico. Foto: Acervo pessoal
A mistura de ritmos é uma marca no trabalho do músico. Foto: Acervo pessoal
O disco foi produzido sem ajuda de grandes gravadoras. Através de edital da faculdade AESO Barros Melo, Igor conseguiu 60 horas na sala de gravação da instituição de ensino. Ele também usou o estúdio Salacinco para finalizar o trabalho.

Rogério Samico foi o produtor de A TV, a lâmpada e o opaxorô. Cerca de 30 músicos participaram das sessões. Entre eles, Moreno Veloso e Lula Queiroga.

Os três objetos que dão nome ao disco fazem parte de um conceito. A TV simboliza o cotidiano; a lâmpada,  a inspiração; e o opaxorô representa a espiritualidade (Opaxorô é um artefato do Orixá Oxalufã, do candomblé).

Confira os dois singles com comentários do músico:
Seguindo em frente



"Seguindo em frente é o single número 2. A escolhi para poder mostrar os dois lados do CD. O lado pop e o lado reflexivo. É uma canção muito pessoal e, por isso, gosto muito dela. Trata-se das dúvidas comuns da existência e da nossa vontade de seguir justamente pela dúvida, pelo mistério. É a parte onde gosto de causar reflexão... Meu maior objetivo, atualmente, na música".

Samba que não fiz pra Rosa



"Samba que não fiz pra Rosa
 é uma canção que já existia nos shows. Eu já tinha disponibilizado uma versão dela, feita diretamente do ensaio, para audição. Engraçado é que essa versão era bastante diferente da nova (single). Algumas poucas pessoas estranharam, mas no geral foi de uma recepção muito satisfatória. Essa nova versão deixou a música mais fiel a mim. Lembro-me de quando a compus e na minha cabeça, pensei em ser exatamente como ela é agora. Por ter sido uma canção que antes era muito popular e nos shows ela era muito bem recebida, resolvi colocá-la como a primeira música de trabalho do CD".

Nenhum comentário:

Postar um comentário