Como mantenho minhas roupas e sapatos com cara de novos?
Cris Guerra conta seus segredos para conservar as peças especiais
POR CRIS GUERRA
Tenho especial apreço por cada peça de roupa ou sapato que caminha comigo. E essa relação com o objeto muda a minha forma de cuidar dele. Minha relação com meu “acervo” é de amor confesso, ou seja, não o desprezo como o mundo nos ordena a fazer. Gosto e trato com amor como faço o carinho de passar hidratante no corpo depois do banho.
1. O meu armário é de colecionadora. Ainda não tenho um closet como o da Carrie Bradshaw, mas tento distribuir as roupas em armários para que elas ESTEJAM SEMPRE AREJADAs e presto bastante atenção no que devo pendurar em cabides ou guardar em gavetas, com a devida dobra – uso o bom senso para imaginar o que acontece com uma peça que fica muito tempo no mesmo lugar e na mesma posição e, com senso de observação, vou encontrando as melhores formas de armazenar cada uma.
2. Mantenho tudo razoavelmenteORGANIZADO, POR CORES E ESTILOS afins, principalmente. E estou sempre reciclando na tentativa de descartar (doar ou vender) roupas que não uso, justamente para ter mais espaço e ar correndo entre uma peça e outra. Meu armário não é um arquivo empoeirado e tento cuidar dele como cuido de mim.
3. Observo sempre as etiquetas com instruções de lavagem e LAVO POUCAS VEZES MINHAS PEÇAS DE ROUPAS. Ter muitas roupas me dá essa possibilidade. É claro que existem as que uso mais, mas em geral as roupas se mantêm sempre novas porque são lavadas em menor frequência que o normal.
4. Tenho em casa uma pessoa de confiança, que acolhe com carinho a minha paixão por moda e toma um cuidado especial na hora de lavar e passar cada peça, não apenas no sentido de lavar à mão quando necessário, mas até para admitir que determinadas roupas devem ser lavadas na lavanderia.
5. Com os SAPATOS, o cuidado é um pouco diferente. Eu NUNCA OS MANTENHO EM CAIXAS, deixo dispostos em prateleiras sempre que possível. Tento fazer um rodízio para usar cada um, pois minha experiência ensinou que um par de sapatos, para não ficar velho, precisa ser usado. Em geral, se o sapato ou sandália FICA GUARDADO MUITO TEMPO, O MATERIAL ENDURECE, desidrata e quebra. Isso mesmo. Calçados também precisam de espaço arejado, limpeza cuidadosa com cada tipo de material e uso, muito uso. Pé na estrada, querida. Com muita classe.
6. Minha relação com minha “coleção” tem muito a ver com o meu cuidado comigo: é um retrato da minha autoestima.
Quer saber mais sobre o trabalho da Cris? Acesse http://www.crisguerra.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário