Ao Vivo

17 de janeiro de 2011

Quem foi Clarice Lispector?


Hoje resolvi escrever sobre a autora que mais gosto, a que mais me identifico e quero dividir um pouco da história dela com os leitores do Blog.

Uma mulher nascida na Ucrânia e viveu em Alagoas, Pernambuco, Pará, Itália, Suíça e EUA.

Passou a infância em Recife, mas o cenário mais presente em sua obra é o Rio de Janeiro, pra onde se mudou aos 14 anos, em 1935. Foi na capital fluminense que se formou como escritora, com leituras na adolescência e amizades intelectuais na juventude.

Uma mulher completa foi mãe, esposa, jornalista, dona de casa, escritora, viajante, culta com um vocabulário extenso, que através das palavras a cada dia se conhecia mais e mais. “Sempre tive um profundo senso de aventuras, e a palavra profundo está aí querendo dizer inerente. Este senso de aventura é o que me dá o que tenho de aproximação mais lenta e real em relação a viver e, de cambulhada, a escrever”

Escrever pra se conhecer, uma válvula de escape, seria tão bom se todas as pessoas antes de falar coisas sem cabimento escrevessem antes pra si próprias, tentando encontrar uma resposta, um autoconhecimento. “Não, não estou escrevendo em procurar escrever bem: isso vem por si mesmo. Estou falando em procurar em si próprio a nebulosa que aos poucos se condensa, aos poucos se concretiza, aos poucos sobe à tona – até vir como um parto a primeira palavra que exprima.”

Infelizmente em novembro de 1977 soube que sofria de câncer generalizado. No mês seguinte, na véspera de seu aniversário, morria em plena atividade literária e gozando do prestígio de ser uma das mais importantes vozes da literatura brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário