Ao Vivo

22 de junho de 2011

Curiosidades sobre o Forró ...


Primeiramente vocês tem que saber o que é o Forró, é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil.

Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

Grandes nomes do Forró :


- Luiz Gonzaga (1912-1989) é até hoje considerado o grande rei do forró. Como cantor, compositor e sanfoneiro, ele conquistou o país graças a sucessos como Asa Branca, Xote das Meninas e Baião, entre inúmeros outros.

-Jackson do Pandeiro (1919-1982) foi um dos grandes nomes da história do forró. Nascido na Paraíba, ele é responsável pelas gravações originais de sucessos como Um a Um (gravada pelos Paralamas do Sucesso), O Canto da Ema (gravada por Lenine) e Lágrima (Chico Buarque), entre outras. Mas a música mais emblemática de seu repertório continua sendo Chiclete com Banana (regravada por Gilberto Gil), na qual fala sobre a mistura da música brasileira com a americana.

-O grande cartão de visitas do potiguar Dorgival Dantas é o fato de ser o autor de Você Não Vale Nada Mas Eu Gosto de Você, grande sucesso com a Banda Calcinha Preta. Mas ele também tem uma ótima carreira como cantor e sanfoneiro.

-Elba Ramalho é uma das grandes estrelas da MPB e sua música tem forte influência dos ritmos nordestinos, entre os quais o forró. Ela iniciou sua carreira nos anos 70, e tornou-se bem-sucedida em termos de público e crítica na década seguinte. A energia que a cantora apresenta nos palcos é impressionante, assim como seu carisma.

-Sivuca (1930-2006) foi muito além de "apenas" um grande sanfoneiro, compositor e arranjador. Ele atuou no exterior ao lado de nomes como Harry Belafonte e Miriam Makeba, sendo respeitado nos quatro cantos do mundo. Entre suas grandes composições, figuram Adeus Maria Fulô e João e Maria, esta última escrita em parceria com Chico Buarque.

-Dominguinhos, nascido em 1941, é considerado um dos grandes seguidores de Luiz Gonzaga, tendo, inclusive, ganho sua primeira sanfona do Rei do Baião. Ele também é um grande cantor e compositor, com sucessos como Eu Só Quero Um Xodó, Abri a Porta e Lamento Sertanejo, entre muitos outros.

-O Trio Nordestino é um dos mais populares grupos de forró de todos os tempos. Eles iniciaram a carreira em Salvador no final dos anos 50 e estão na ativa até hoje, ajudando a difundir o formato sanfona/zabumba/triângulo que se tornou marcante na história do forró.

-A banda Aviões do Forró foi criada em Fortaleza (CE) em agosto de 2002. Tendo como destaques os vocalistas Xand Avião e Solange Almeida, eles estão no primeiro time do forró eletrônico, e participaram em 2008 do DVD Pode Entrar, de Ivete Sangalo.
-O grupo Falamansa está na estrada há dez anos e ajudou a criar uma das mais bem-sucedidas vertentes do forró, o chamado forró universitário. Liderado pelo vocalista Tato, o grupo emplacou sucessos como Rindo à Toa e Xote dos Milagres
e continua obtendo muito sucesso.

- A banda Garota Safada é oriunda da cidade de Fortaleza, tendo como vocalistas Wesley Safadão e Márcia Felipe e tem diversos sucessos emplacados como Eu fui Clonado, Carro Pancadão, Casa dos Macho, Ninguém vai separar entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário