Ao Vivo

20 de abril de 2012

Especial da Semana!



O especial da semana de hoje (20) será com o inesquecível Nelson Gonçalves foi e será lembrado como um poeta de músicas verdadeiras que toca o coração de um Boêmio. 

Com a sua voz de ouro fez difundir melodias memoráveis e emocionantes. Nelson Antonio Gonçalves nasceu, em 01 de junho de 1919, na cidade de Santana do Livramento, RS. Gonçalves era gago, o garoto ganhou logo o apelido de Metralha, pois falava cuspindo as palavras como uma metralhadora. 

 Foi ser jornaleiro, engraxate, mecânico, polidor e tamanqueiro. Com 17 anos recebe a faixa de Campeão Paulista dos Meio-Médios, após vencer 24 lutadores por nocaute e ter perdido apenas duas vezes, por pontos. Estudou canto acadêmico por seis anos com o maestro Bellardi, que lhe explicou que não era gago, era taquilárico (do grego takimós: respiração curta, acelerada). E foi o maestro que lhe aconselhou a ser cantor popular. 

 O sucesso apareceu para Nelson , separado, casou-se em 1952 com Lourdinha Bittencourt, a segunda substituta de Dalva de Oliveira no Trio de Ouro. E é nesse mesmo ano que conhece seu maior parceiro: Adelino Moreira. Nos anos 80 gravou com a nova geração da MPB e nos anos 90 com diversos grandes nomes do rock nacional. Morreu em 18 de abril de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário