Ao Vivo

24 de maio de 2013


Michel Teló lança disco, exalta hit e diz que ex não soube lidar com sucesso

Chega às lojas, nesta quinta, 'Sunset', primeiro trabalho do cantor sertanejo desde 'Michel na Balada', que lançou em versão física 'Ai Se Eu te Pego'

'Puxa saco tem em todo lugar', diz Michel Tel sobre mundo sertanejo
"Puxa saco tem em todo lugar", diz Michel Tel sobre mundo sertanejo
Michel Teló olha para o teto, depois olha para baixo. Por alguns segundos, reflete, observa à sua volta, balança a cabeça. O sorriso fácil surge logo. "É inacreditável, inacreditável", desabafa. Apesar dos 20 anos dedicados à música, nem o cantor paranaense imaginava que um dia se tornaria o maior fenômeno do mercado fonográfico brasileiro dos últimos anos. E tudo graças a uma única canção. "Quando a gente ouviu Ai Se Eu te Pego pela primeira vez teve até um receio pela simplicidade da música. Aí eu a testei em um show e foi uma loucura. Nunca tinha visto algo parecido", recorda.

O clima é de fim de festa no quarto de hotel escolhido pela gravadora do cantor para promover seu novo trabalho, Sunset. Acompanhado por duas assessoras e pelo inseparável empresário e irmão Teófilo, Michel concedeu entrevistas à imprensa desde as 11h, maratona cansativa, confirmada pelo semblante do paranaense. "Daria até pra dormir lá dentro", brinca por volta das 19h, apontando para o dormitório separado por apenas uma porta do local onde se encontra com a reportagem do Terra, recinto com um grande e confortável sofá, duas poltronas e adornado com um pequeno banner do CD e DVD gravados ao vivo, que lança nesta quinta-feira (23). "Vocês querem alguma coisa? Água, um petisco", oferece, simpaticamente.

Cantor durante entrevista ao Terra, na segunda-feira Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Cantor durante entrevista ao Terra, na segunda-feira
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Apesar de ser a última da série de entrevistas da última segunda (20), o processo de promoção do novo trabalho com a imprensa está apenas começando. Depois dos 12 veículos atendidos na data, Teló ainda tem mais dois dias de agenda cheia, nos quais passará outras longas horas debatendo a respeito de sua vida, sertanejo universitário e, principalmente, dos rumos de sua carreira após Ai se eu te Pego, hit que elevou seu status ao de mais conhecido artista brasileiro no País e no mundo.

Desde que foi lançada, em julho de 2011, no YouTube, a canção, uma mistura pop de forró com sertanejo, quebrou toda e qualquer expectativa de seus produtores, tornando-se, mais do que um sucesso, um fenômeno da música nacional. Só na página do cantor na rede social, Ai Se Eu te Pego tem mais de 500 milhões de visualizações, número traduzido em cifras, com vendagem de mais de 7 milhões de cópias apenas em 2012 - sexto single mais vendido do mundo naquele ano. 

A gente tem a alegria e o orgulho de dizer que estouramos no mundo inteiro cantando em português
Michel Teló Cantor
"A gente tem a alegria e o orgulho de dizer que estouramos no mundo inteiro cantando em português, o que é realmente difícil de acontecer", sorri Teló, uma personalidade global aos 32 anos. Além das fronteiras brasileiras, o paranaense de origem simples e cara de bom moço conseguiu atingir o topo das paradas de sucesso de 16 países, ganhar certificações de Discos de Ouro e Platina em doze deles e ser honrado com dois prêmios de melhor música no renomado Billboard Latin Music Awards, realizado em Miami, na semana passada. Tudo graças a Ai Se Eu Te Pego. Na América Latina e Europa de hoje, a canção se tornou sinônimo tão grande de Brasil quanto são nomes como Pelé e Ronaldinho - e rendeu turnês com shows lotados em diversos países. 

"A gente não acreditava quando começava a puxar uma música em português e aquela multidão de croatas, eslovenos, franceses, romenos, russos, suíços cantava junto. É realmente incrível", recorda Teló, que ainda se emociona com as lembranças. "Eu saía meio que chorando de praticamente todos os shows, porque é uma benção de Deus, um presente de Deus poder viver isso. E eu tive essa oportunidade", sorri, com os olhos brilhando. 

Teló promove seu novo disco, 'Sunset', que é lançado nesta quinta Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Teló promove seu novo disco, 'Sunset', que é lançado nesta quinta
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Assim, Sunset não pode ser encarado apenas como mais um trabalho do cantor. Sucessor direto de Michel Na Balada, disco que lançou oficialmente Ai Se Eu te Pego no mercado, o CD/DVD traz 14 faixas calcadas no estilo sertanejo universitário que Michel ajudou a popularizar, com participações de nomes da nova geração com enorme sucesso no País como Paula Fernandes e Bruno, do grupo Sorriso Maroto. 

O planejamento, ao menos, começou correto. A exemplo do que vem sendo feito nos últimos anos - e do método adotado pelo próprio Teló em sua carreira solo - , Sunset foi inteiramente gravado ao vivo, apesar de ser um trabalho de inéditas. A escolha dos locais também parece ter sido estratégica: praias paradisíacas de Florianópolis, Angra dos Reis e Guarujá, com público formado por jovens abastados e beldades com roupinhas reveladoras, cuidadosamente destacadas no DVD.

"Gosto da vibe do ao vivo, das pessoas comigo. A energia é diferente. Me diverti muito fazendo", afirma Teló, explicando a escolha do mar como cenário em um estilo de música cuja raiz é o campo. "Sou um cara que, tendo uma folguinha, vou pra praia. Curto muito essa vibe. Ficou show de bola, os lugares são lindos. Praia é praia, né? Tem outro ambiente, a energia é muito gostosa."

Lições da fama
"Quando começou tudo isso, até me assustei um pouco. Qualquer coisa que você faz vem imprensa, vira notícia", explica Teló, entre um gole e outro de água. Esse primeiro impacto tem motivo de ser. Até 2011, o cantor era no máximo conhecido por seu trabalho no Grupo Tradição, cujo sucesso foi ínfimo se comparado à fase iniciada com Fugidinha naquele ano. Hoje, ele coleciona histórias típicas de astros do rock.

Já aconteceu de fã se esconder no meu quarto, de se disfarçar de funcionário de hotel
Michel Teló Sobre assédio
"Já aconteceu de fã se esconder no meu quarto, de se disfarçar de funcionário de hotel", diverte-se o cantor, contando ter vivido um assédio das fãs "inacreditável", como classifica, até do outro lado do Atlântico, em sua passagem pela Europa. "Um dia, antes do show na Croácia, eu quis ir na praia. Pô, tava na Croácia, né?", empolga-se. "Chegamos lá, sentamos, eu tava de boa. Mas, na hora em que fui pro mar, algumas pessoas me reconheceram. Aí começaram a tirar umas fotos e não consegui mais sair de lá."

Diferente de outros artistas, no entanto, Teló afirma encarar com naturalidade situações do tipo: "às vezes tem artista que reclama, 'pô, perdi a privacidade!'. Mas a gente luta a vida inteira pra isso, pra ter o reconhecimento, pra receber o carinho das pessoas, pra ter esse sucesso. E não tem jeito. Você canta uma música pra todo mundo cantar e quer passar despercebido ali? Não vai".

Cantor com imagens do novo DVD ao fundo, em hotel em SP Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Cantor com imagens do novo DVD ao fundo, em hotel em SP
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Mas nem tudo é positivo. Se a conta bancária engordou e o assédio se tornou parte do cotidiano, a falta de tempo devido ao enorme volume de shows - média de 200 por ano -, afetou com severidade a vida pessoal do cantor. Em fevereiro do ano passado, após meses de crises e desentendimentos, Teló viu seu casamento com a dentista Ana Carolina ir para o buraco, depois de seis anos juntos - três de união civil. 

Em um momento raro na entrevista, o cantor deixa um pouco de lado o sorriso que a todo momento estampa o seu rosto. "Eu vinha trabalhando já há bastante tempo. A nossa vida é diferente, é de estrada, de muito trabalho. E eu já vinha do hit da Fugidinha, que foi uma loucura. Aí já emendou com 2012, com a Ai Se Eu te Pego", lembra. "E você tem que saber lidar com isso, o que não aconteceu. Quando o casal acaba não sabendo lidar com esse sucesso, com esse momento, não vai dar certo. E não deu."

Quando o casal acaba não sabendo lidar com esse sucesso, com esse momento, não vai dar certo
Michel Teló Sobre fim de seu casamento
Quaisquer erros que tenham sido cometidos no relacionamento anterior, no entanto, acabaram sendo motivo de aprendizado para o atual namoro, com a atriz Thais Fersoza. Os rumores de que os dois estariam saindo começaram já em maio do ano passado, três meses após o anúncio do divórcio com Ana. O casal assumiu o relacionamento publicamente meses depois, em setembro. Hoje, até música dedicada à namorada - Aconteceu, 10ª faixa do novo trabalho - Teló já tem. 

"A Thais compreende isso. São 20 anos de luta. Então, poxa, a hora que chega esse momento tão especial é pra curtir junto, pra se divertir junto", explica. "Foi incrível poder estar junto, estar se conhecendo, se curtindo, namorar, mesmo no trabalho."

Feeling
Michel Teló é, também, compositor. Mas não é por essa qualidade que ele se destacou musicalmente. Basta observar o pouquíssimo número de canções escritas pelo cantor em seus discos - e o fato de que nenhuma delas, à exceção de Ei, Psiu! Beijo Me Liga, tenha se tornado hit. Fugidinha é originalmente um pagode do Exaltasamba; Humilde Residência, um samba-rock/sertanejo da dupla Luiz Henrique e Fernando; o maior sucesso do paranaense, Ai Se Eu te Pego, tem como responsáveis autores do forró nordestino. 

No entanto, após anos de estrada, ele e o irmão Teófilo, autor de diversas canções do sertanejo, desenvolveram o que Michel define como "feeling para o hit". Não é uma ciência exata, mas, assim como tantos músicos e produtores, ambos sabem qual canção tem maiores chances de se sair bem no mercado. "Quando comecei a cantar, 20 anos atrás, era música regional e eu mal e mal tocava na cidade. Mas você vai adquirindo um feeling para deixar sua música mais popular para que as pessoas curtam", afirma.

"Quando começou minha carreira solo e surgiu a Ei, Psiu! Beija me Liga, a gente tinha certeza que a música ia tocar, porque ela tinha uma coisa diferente, a galera ia curtir. A Fugidinha, quando apareceu, de cara a gente percebeu que a música era demais, só tinha que acertar o arranjo, a melodia, com o papo da música. A gente sente que tem algo diferente na música e aí, graças a Deus, acontece, a galera compra a ideia. Mas é difícil, não são todas."

Sunset já tem sua candidata ao posto de hit. Lançada há dois meses no canal oficial do cantor no You Tube, Amiga da Minha Irmã possui atualmente mais de 6 milhões de visualizações na página, número promissor se comparado ao de Fugidinha, seu segundo maior hit, com cerca de 61 milhões nos últimos três. 

Entretanto, o montante parece pequeno para uma faixa inédita de um artista cujo último grande sucesso, no ano passado, alcançou mais de meio bilhão de visualizações no mesmo site. Assim, seria possível voltar a atingir algum dia o sucesso conquistado com Ai Se Eu te Pego? Teló ri discretamente, olha para a reportagem, mas não responde. "É difícil, não é?", o Terra insiste. O cantor sorri, balança levemente a cabeça e reafirma: "é inacreditável essa música".

Nenhum comentário:

Postar um comentário