Ao Vivo

31 de março de 2014

Agricultura

Após três horas, Fetape encerra manifestações em Pernambuco

Os protestos foram feitos em Goiana, Moreno e em Jaboatão dos Guararapes


Do JC Online

Na BR-232, em Moreno, não foi registrado confronto durante o protesto / Foto: @jctransito/Twitter

Na BR-232, em Moreno, não foi registrado confronto durante o protesto

Foto: @jctransito/Twitter

Os protestos realizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Pernambuco (Fetape) na manhã desta segunda-feira (31) encerraram por volta das 9h30. A entidade mobilizou trabalhadores rurais a interditar as BRs 101 e 232 reivindicando medidas do governo para revitalizar a produção canavieira na Zona da Mata. Os protestos foram feitos em Goiana, Moreno e em Jaboatão dos Guararapes. Em Jaboatão, os manifestantes chegaram a entrar em confronto com a polícia. A federação ainda promoveu doação de alimentos e panfletagem na Praça do Derby, na área central do Recife.
Em Jaboatão, os manifestantes se concentraram em frente à Fábrica da Vitarella, na BR-101. O local foi palco de um confronto entre manifestantes e policiais militares. Segundo o presidente da Fetape, Daniel Barros, os policiais utilizaram balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral durante o conflito. "Nós repudiamos imensamente a atitude da polícia durante o nosso protesto. Justamente nesse dia 31 de março, dos 50 anos da ditadura, a Polícia Militar age de maneira equivocada, de modo a reprimir o protesto sem levar em consideração a causa", declarou.
Durante o confronto, um dos manifestantes ficou ferido e foi levado para o Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho. As testemunhas disseram que um motociclista passava no local e se revoltou com o tal manifestante, chegando a agredí-lo. "Na truculência dos policiais, esse agressor passou despercebido. Não se pode admitir isso", disse o presidente da Fetape.
Em Goiana, a manifestação chegou ao fim e os agricultores seguiram pela lateral da BR-101, em direção à zona urbana de Goiana. Na cidade, os cerca de 1,5 mil manifestantes realizariam uma assembleia para fundamentar o protesto de hoje. A via já está liberada para circulação. Em Moreno, na BR-232, o trânsito também foi liberado.
As manifestações afetaram todo o sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife. A PE-60, a PE-28 e a Estrada do Paiva ficaram engarrafadas devido à manifestação na BR-101, em frente à Vitarella. 
As reivindicações da entidade se referem à defesa do trabalho no campo. Um documento com 85 propostas foi enviado aos governos estadual e federal em agosto de 2013, mas a Fetape diz que não recebeu qualquer resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário