Ao Vivo

17 de agosto de 2014

Milhares de pessoas se despedem de Eduardo Campos no Recife

Familiares, autoridades, políticos e cidadãos participam do velório e enterro de Eduardo Campos

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIAS


Milhares de pessoas acompanharam o velório de Eduardo Campos no Recife, Pernambuco (Foto: EFE)
O corpo do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos será enterrado neste domingo (17) no cemitério de Santo Amaro, no centro de Recife. Ele está sendo transportado em carro aberto pelo Corpo de Bombeiros e seguido por uma multidão de admiradores que queriam se despedir do político.
Desde a noite de sábado, quando o corpo de Campos chegou a cidade, pernambucanos prestam homenagem ao ex-governador. Na manhã deste domingo, uma enorme fila foi formada para as pessoas que querem se despedir pessoalmente de Eduardo Campos. Segundo as autoridades de trânsito do Recife, essa fila passou dos 3 quilômetros de extensão e mais de 130 mil pessoas participaram do velório.
Nesta manhã, foi realizada uma missa de corpo presente. A missa foi totalmente aberta ao público e conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Após a cerimônia, o velório continuou por toda a tarde.
Desde a primeira hora da madrugada, cidadãos esperavam na porta do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, onde Campos foi velado. Junto com o político também foram velados os restos mortais do jornalista Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo, que estavam na aeronave no acidente aéreo ocorrido em Santos na última quarta-feira.

Velório de Eduardo Campos (Foto: Fernando Frazão/Abr)
Autoridades e políticos participam da cerimônia
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula participaram da missa de corpo presente de Eduardo Campos. Dilma chegou a ser vaiada mas, em seguida, foi aplaudida pelas mihares de pessoas que ocupam a Praça da República para a cerimônia. Lula pegou no colo o filho mais novo de campos, Miguel, de 6 meses, e abraçou os outros filhos do ex-governador e a viúva Renata Campos.
Também prestaram condolências à família de Campos o ex-governador de São Paulo José Serra, o ex-ministro da Saúde e candidato ao governo paulista Alexandre Padilha, e o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Políticos do PSB, partido de Campos, também estiveram no local. Marina Silva, provável candidata à Presidência pelo partido, esteve presente desde o início. Luiza Erundina, nome cotado a ser vice na chapa de Marina, também acompanhou a missa.

Corpo de Eduardo Campos chega a Recife (Foto: Fernando Frazão/Abr)
Cortejo
O corpo do ex-governador chegou ao Recife na noite de sábado.  A viúva Renata e os cinco filhos estavam na Base Aérea que recebeu o avião da FAB vindo de São Paulo. O cortejo ocorreu nesta madrugada. A família de Campos chamou a população do Estado por anúncios na TV aberta, nas rádios e em carros de som para o velório e também para o enterro. Familiares, amigos e correligionários do ex-governador morto vestiram camisetas amarelas (cor do PSB) com uma das frases que ele gostava de repetir: "Não vamos desistir do Brasil".
Campos será enterrado ao lado de seu avô Miguel Arraes, reconhecido líder de esquerda, que morreu em 13 de agosto de 2005, exatamente nove anos antes que seu neto.
bc

Nenhum comentário:

Postar um comentário