Ao Vivo

30 de junho de 2014

França não encanta, mas derrota Nigéria e segue na Copa

Com gols de Pogba e Yobo (contra), os Bleus conseguiram a vaga às quartas de final do Mundial

RENATO PINFILDI MACHADO

O jogador francês Paul Pogba comemora gol em partida entre França e Nigéria (Foto: Andrew Medichini/AP)

Um dos melhores ataques da primeira fase da Copa do Mundo, a França chegou às oitavas de final com vantagem - pelo menos no papel - sobre a Nigéria, nesta segunda-feira (30), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. No entanto, isso não foi visto dentro do campo. Os africanos fizeram um embate duro, sonharam com uma zebra, mas não conseguiram evitar a derrota. A França venceu por 2 a 0 e segue viva na briga pelo bi-campeonato Mundial.
>> Mais notícias de Copa do Mundo
A França tinha mais time e vinha como favorita para o duelo contra a Nigéria. No entanto, se alguém caísse de paraquedas no Mané Garrincha, sem saber qualquer coisa sobre a partida, iria achar que a melhor equipe era a africana.
Isso porque os Super Águias mantiveram sua característica ofensiva. Desde os primeiros movimentos, a Nigéria era mais perigosa e chegava com frequência na área francesa. Os Bleus, por sua vez, trabalhavam mais a bola, mas não conseguiam armar um ataque contundente.
Aos 18 minutos, a superioridade nigeriana se tornou gol. No entanto, Emenike - autor do toque - estava impedido na hora que Musa cruzou. O juiz americano Mark Gieger assinalou a irregularidade, mantendo o placar em zero.
A equipe francesa parecia assustada com a postura nigeriana. Sem saber lidar com o adversário, jogadores de meio-campo, como Valbuena e Pogba, tentavam fazer ligações diretas com o ataque. As bolas acabavam nos pés de Benzema e Giroud, não tento uma sequência muito produtiva - principalmente em lances com o camisa 9.
O primeiro tempo acabou com a bola nos pés da França. A equipe europeia chegou a impor seu ritmo, foi ao ataque, mas a igualdade prevaleceu. Na posse de bola (53% a 47%) e nos chutes a gol (4 a 2) a vantagem era da Nigéria.
Segundo tempo
Na segunda etapa, a França tentou mostrar outra postura. O empate era reflexo de um jogo truncado e, por vezes, violento. Aos 9 minutos, o volante Matuidi acertou o pé alto em Onazi. Mesmo com a reclamação dos nigerianos, o juiz apenas mostrou o cartão amarelo para o francês. O meia da Nigéria, por sua vez, precisou ser substituído.
A França foi crescendo na partida e um personagem foi se destacando. Enyeama, o goleiro nigeriano, ia fechando o gol e garantindo o empate. Mesmo quando suas defesas não eram suficientes, a sorte do camisa 1 aparecia e a bola não entrava.
Aos 24 minutos, Benzema tabelou com Griezmann e saiu na cara do gol. O chute colocado foi defendido por Enyeama, mas a bola continuou seu trajeto e Moses salvou em cima da linha. Em outro lance, seis minutos mais tarde, o chute de Cabaye parou no travessão nigeriano.

Victor Moses, da Nigéria, tira a bola e evita gol da França. Nigéria e França se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Mundo (Foto: Hassan Ammar/AP)
O gol sairia logo. Aos 34 minutos, Valbuena cobrou escanteio e Enyeama saiu mal para fazer a defesa. A bola tocou sua mão e sobrou livre na cabeça de Pogba. O volante francês não teve trabalho para testar a bola no fundo das redes.
O gol trouxe certo desespero para a seleção africana. O empate mantido por 80 minutos claramente era o objetivo dos Super Águias. Atrás no placar, eles teriam agora que correr atrás do prejuízo.
A abertura de espaços deu liberdade ao técnico e veloz meio de campo francês. A Nigéria não conseguiu ser perigosa e viu o sonho da classificação cair com um gol contra já nos acréscimos.
Aos 46 minutos, Valbuena cruzou rasteiro para Griezmann. O atacante se adiantou à zaga, mas pulou a bola, que seguiu e bateu na perna de Yobo. O zagueiro nigeriano atrapalhou Enyeama e aumentou as estatísticas de gols contras nessa Copa do Mundo - já são cinco no total.
Os 2 a 0 não refletem a dificuldade que a França teve para se classificar. Durante boa parte do segundo tempo, a sensação de que uma zebra estava por vir era grande. Fazendo valer seu melhor elenco, os franceses conseguiram a vaga nas quartas de final e agora esperam o vencedor do duelo entre Alemanha e Argélia. O próximo jogo dos Bleus será dia 4, às 17h, no estádio do Maracanã.
Pogba celebra gol da França, em partida contra a Nigéria (Foto: David Vincent/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário