Ao Vivo

31 de janeiro de 2014

Papa quer entrar em 'vaquinha' para recuperar estádio de time do coração

Por UOL Esporte 
O Papa Francisco afirmou que quer participar de uma "vaquinha" feita entre torcedores do San Lorenzo para recomprar o terreno e reconstruir o antigo estádio do clube, localizado no bairro de Boedo, em Buenos Aires. A informação foi publicada pelo jornal argentino Clarín.
O pontífice encontrou Daniel Peso, integrante do movimento de torcedores que estão contribuindo para juntar o dinheiro necessário para a recuperação da antiga casa do San Lorenzo, no Vaticano, e perguntou sobre o andamento da ação. "Como está a volta a Boedo?", perguntou Francisco.
Peso contou ao Papa que a torcida já conseguiu arrecadar o suficiente para comprar 19 mil metros quadrados, mais da metade da área total que pertenceu ao clube até o final dos anos 1970, quando o estádio Viejo Gasómetro foi comprado pela ditadura militar argentina, que alegava serem necessárias mudanças na paisagem urbana de Buenos Aires.
Francisco, então, se ofereceu para colaborar. "E eu? Quero um metro também!", teria dito o líder da Igreja Católica. O torcedor do San Lorenzo pediu ao pontífice que desse a benção ao negócio para recuperar o terreno. "Mas claro que farei isso", respondeu.
O terreno do Viejo Gasómetro pertence desde os anos 1980 à rede de hipermercados Carrefour, que abriu uma filiar no bairro de Boedo. Nos últimos tempos, torcedores do clube fizeram inúmeros apelos para que a prefeitura de Buenos Aires tomasse fizesse uma desapropriação na área para que fosse devolvida ao San Lorenzo.
O local marcou a infância e adolescência de Jorge Mario Bergoglio, nome original do Papa Francisco. O pai de Bergoglio era jogador de basquete do San Lorenzo e levava o filho às partidas do clube.
Desde 2008, o então cardeal Bergoglio tem carteirinha de sócio do San Lorenzo e é atualmente o mais ilustre torcedor do clube. No fim do ano passado, já como Papa Francisco, o líder religioso recebeu no Vaticano jogadores do time argentino que haviam acabado de conquistar o título de turno do Campeonato Nacional, posou para fotos com eles e com a taça de campeão.
Foto: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário